PUB

Política

Última hora: Governo demite Gil Évora – PCA da EMPROFAC

O Governo acaba de demitir Gil Évora, PCA do Conselho de Administração da EMPROFAC.

Num comunicado chegado à nossa redacção, o Governo informa que, “ao abrigo da Deliberação Unânime nº27 de 21/08/2020, do acionista único, Estado de Cabo Verde, da EMPROFAC, SA, foi procedida à demissão, com efeitos imediatos, do cargo de PCA do Conselho de Administração da EMPROFAC, SA, Dr. Fernando Gil Évora”.

O governo justifica no mesmo comunicado, a demissão “em consequência da violação dos deveres inerentes ao gestor público e desvio da finalidade das funções”.

Sem avançar mais pormenores, esta medida, diz o documento, enquadra-se ao abrigo das alíneas b) e c) do n.o 1, conjugado com os números 2 e 3, todos do artigo 24.o do Estatuto do Gestor Público, aprovado pelo Decreto-Lei n.o 6/2010, de 22 de março.

Em questão poderá estar as notícias veiculadas na imprensa internacional sobre o alegado envio de dois emissários por parte do Governo de Cabo Verde a Caracas, Venezuela para falarem com Nicolas Maduro a propósito da situação de Alex Saab.

O nome de Gil Évora, assim como do antigo DGT, Carlos dos Anjos, apareceram referenciados como sendo os dois emissários em questão.

Num comunicado anterior o Governo de Cabo Verde já havia desmentido tais notícias garantindo que não enviou “ninguém” a Caracas.

PUB

PUB

PUB

To Top