Quatro miradouros turísticos vão ser construídos este ano no interior do Porto Novo, Santo Antão, num projecto da edilidade local, estimado em dois mil contos, para potenciar o turismo rural e de natureza no município.
Os miradouros vão ser construídos em Bordeira da Ribeira das Patas, no Planalto Norte, Tarrafal de Monte Trigo e no Planalto Leste (Pico da Cruz).
O projecto visa dotar Porto Novo de uma rede de miradouros turísticos nas principais zonas com vista panorâmica para as paisagens naturais de que o município dispõe, potenciando, assim, o turismo de natureza, de grande potencial, localmente.
Além de construção de miradouros, a Câmara do Porto Novo, com vista a dinamizar o turismo rural no município, vai apostar ainda na recuperação dos percursos turísticos nas diferentes localidades.
O projecto de recuperação dos itinerários turísticos (caminhos), co-financiado pela edilidade e pelo Governo, em nove mil contos, surge da necessidade de se criar as condições para o aproveitamento das potencialidades turísticas que Porto Novo oferece em matéria do ecoturismo.
O ecoturismo vai estar em debate, em Fevereiro, no Porto Novo, durante um seminário internacional em que participam especialistas das regiões periféricas da União Europeia (UE) e países associados.
As autoridades municipais aguardam com “muita expectativa” a realização do seminário, por constituir, também, uma “grande oportunidade” de promoção do Porto Novo como destino turístico, segundo o presidente da Câmara Municipal, Aníbal Fonseca.
O seminário internacional sobre o ecoturismo, que se enquadra no projecto Eco-Tur, financiado pela UE em 250 mil contos, faz parte de uma série de 17 fóruns sobre o ecoturismo previstos para os próximos dois anos nas regiões periféricas e Cabo Verde.
O projecto Eco-Tur já colocou à disposição do Porto Novo, um dos 17 municípios beneficiários, cerca de quatro mil contos para, entre outras acções, a criação da rota turística “Claridade”, que ligará Ribeira das Patas ao Planalto Norte.
Eco-Tur integra uma rede de municípios, da qual Porto Novo faz parte, apostados na conservação e promoção do património natural e etnográfico, através de criação de produtos turísticos.
Além do Porto Novo, a rede inclui ainda municípios das regiões periféricos da UE (Açores, Madeira e Canárias) e ainda do Senegal e Mauritânia, “como associado dos terceiros”.
c/Inforpress
Santo Antão: Porto Novo vai ter quatro miradouros turísticos este ano
Por
Publicado em