PUB

Economia

Sal acolhe em março a 1ª Conferência Ministerial sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África

Cabo Verde recebe de 27 a 29 de Março, em Santa Maria, ilha do Sal, a 1.ª Conferência Ministerial sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África (I CMTTAA).

O evento conta com o apoio da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) e a Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO).

Segundo o Governo, estas duas instituições “reconhecem” Cabo Verde como país que vem “envidando todos os esforços em garantir um desenvolvimento sustentável, ao Turismo e o Transporte Aéreo, um verdadeiro case study em África, de alinhamento estratégico do Turismo com o Transporte Aéreo”.

Neste contexto, apoiado na concretização da Agenda 2063 da União Africana, o país “uniu forças” com estas duas agências especializadas das Nações Unidas, para, em “estreita parceria” com o Governo de Cabo Verde, organizarem então esta conferência ministerial.

Pela primeira vez em África, vão reunir-se os Ministros do Transporte Aéreo e Aviação Civil e Ministros do Turismo de todo o continente africano, dirigentes do mais alto nível dessas duas agências das Nações Unidas, altos funcionários governamentais, bem como especialistas desses sectores e ainda representantes de organismos internacionais e regionais africanos, no que se espera ser um marco no desenvolvimento integrado do Turismo e Transporte Aéreo, dois sectores económicos estratégicos no desenvolvimento do continente africano.

Esta 1.ª Conferência tem como principais objetivos, alinhados com os ODS da ONU, identificar as oportunidades e os desafios que fomentem o desenvolvimento de conectividade e viagens continua no continente africano; melhorar o entendimento comum e respostas aos imperativos do negócio através do fortalecimento do diálogo entre os dois setores; aumentar a consciência política e a vontade de integrar as prioridades dos dois setores nas agendas nacionais, regionais e globais; e apoiar na consecução dos ODS da ONU e da Agenda 2063 da União Africana.

Como se espera, a iniciativa irá servir também para se analisar os progressos e avanços alcançados nestes dois setores e propor soluções viradas para o futuro, bem como os meios credíveis que irão permitir aos Estados Africanos maximizar e equilibrar os benefícios do futuro desenvolvimento do setor do turismo e de transporte aéreo no continente.

Inclusive, amanhã,27, irá decorrer a apresentação oficial e o lançamento da 1.ª Conferência Ministerial da UNWTO/OMT e ICAO/OACI sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África no Palácio do Governo.

PUB

PUB

PUB

To Top