PUB

Mundo

Portugal: PR pressiona Governo para dar prioridade aos sem-abrigo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, antes do início da Reunião em Belém, segunda-feira, 18, para fazer o “ponto de situação sobre o Plano de Acção 2019-2020 da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”.

“No essencial (2019), foi um ano eleitoral parado, até no apoio aos movimentos de voluntários e outros.”

Há – Segundo Rebelo Sousa-, um “triplo problema”: “paragem no Ano Eleitoral de 2019”, em que o Orçamento para o Ano no que respeita aos sem-abrigo “só foi aprovado pelo Governo em meados de 2019”; “total falta de casas, por causa da vertiginosa subida do custo em Lisboa e no Porto”; e “deficiência da ligação ao Serviço Nacional de Saúde, no que toca à Saúde Mental”.

A este “triplo problema” Marcelo juntava um quarto elemento: “Já em 2019, com a desaceleração da Economia, houve um aumento, ligeiro, de sem-abrigo.” Mas o problema principal é outro: “No essencial (2019), foi um Ano Eleitoral parado, até no apoio aos movimentos de voluntários e outros.”

Foi o caso do recém-nascido, encontrado num contentor do lixo, filho de uma mulher (cabo-verdiana de 22 anos), sem-abrigo, da zona de Santa Apolónia, que pôs a questão dos sem-abrigo no topo da Agenda. E Marcelo Rebelo de Sousa tem um velho empenhamento no assunto, por acções de Voluntariado, que vêm de muito antes de ser Presidente, associando-se, por exemplo, aos jantares de Natal para pessoas sem-abrigo, organizados pela Comunidade Vida e Paz.

“2023 corresponde ao fim da Legislatura que agora começa. A ideia é tudo fazer para que quem quiser possa ter condições para sair da situação de sem-abrigo. É esse o compromisso social traduzido num empenhamento ao longo dos próximos quatro anos”, anuncia o PR luso.

Marcelo chamou as entidades envolvidas a Belém, mas, em rigor, não foi a primeira vez que isso aconteceu: já o tinha feito em Abvril de 2017, para discutir a Nacional para a Integração das Pessoas Sem-Abrigo (2017-2023).

Com dn.pt

PUB

PUB

PUB

To Top