PUB

Cultura

“Batuque” destaca-se nos CVMA e está nomeado na música popular do ano

O Batuque conquistou a sua própria categoria musical este ano nos CVMA. Segundo a organização, a introdução desta nova categoria deve-se ao aumento da produção deste género musivcal em 2024 e também do número crescente de conteúdos e visualizações nas redes sociais.

Este gênero musical tradicional nos últimos anos conquistou espaço e ouvintes nas rádios e redes sociais, tem-se destacado inclusive pelo número crescente de conteúdos e visualizações, sobretudo no YouTube. Exemplo disso é o grupo Flor de Esperança com duas das três músicas nomeadas nesta categoria, na edição deste ano dos CVMA,  em que o evento celebra o Cinquentenário da Independência de Cabo Verde.

As três músicas nomeadas para “Batuque do Ano” nos CVMA 2025, acumulam juntas cerca de 5 milhões de visualizações na maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube. São elas: “Mudjer Cabo-verdiana” do grupo Batucadeiras Herança Di Nós Terra (de São Domingos, Santiago) – 33 mil visualizações; “Imigrason” do grupo Flor de Esperança – 2,5 milhões; “Amizadi Na Nota” das Freirianas Guerreiras feat Flor de Esperança – 2,2 milhões.

Recorde-se que na edição anterior dos CVMA, em 2024, a música “Si Bu Dam”, um batuque de Lejemea feat Freirianas Guerreiras (com 5,3 milhões de visualizações no Youtube), venceu na categoria Música Tradicional, categoria esta que foi extinta nesta nova edição.

Batuque pela primeira vez na música popular do ano 

Inclusive nesta edição, o Batuque intitulado “Imigrason”, interpretada pelo grupo Flor de Esperança está nomeado na categoria de Música Popular do Ano, um feito inédito também. A música soma já 2,5 milhões de visualizações no YouTube.

O prémio será decidido por voto popular, feito exclusivamente, no site oficial dos CVMA, aberto até ao 2º intervalo da noite da Gala de premiação, que está agendada para 7 de junho de 2025, na cidade da Praia.

Paulo de Carvalho primeiro artista anunciado 

A gala acontece dia 7 de Junho, nas instalações da ENAPOR, na Achada Grande, Praia, à semelhança do ano passado.

Este ano há 34 artistas nomeados nas várias categorias e cerca de 30 marcarão presença na gala, segundo a organização. O primeiro convidado oficial já foi anunciado esta semana em conferência de imprensa na Praia e trata-se do cantor português Paulo de Carvalho, uma figura conhecida e cujas músicas estão também ligadas ao 25 de Abril e, naturalmente, ao processo de libertação das ex-colónias portuguesas, numa altura que Cabo Verde comemora 5o anos da sua independência.

 C/ CVcultural

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top