A Kriol Star, a primeira formação cabo-verdiana na Basketball Africa League foi recebida pelo Ministro do Desporto, Carlos Monteiro antes de rumar ao Senegal, onde vai decorrer a competição que começa já no dia 26 de Abril, em Dakar.
Trata-se da primeira formação cabo-verdiana a qualificar-se para a prestigiada Basketball Africa League (BAL), uma competição continental coorganizada pela NBA e pela FIBA. O Governo de Cabo Verde, através do Ministro Carlos Monteiro, congratula-se com este feito histórico e reafirma o seu compromisso em apoiar a participação da equipa nacional na prova.
A Kriol Star encontra-se em preparação na cidade da Praia há já algumas semanas para enfrentar a fase regular do torneio, que decorre entre abril e maio de 2025 e reúne os melhores clubes de basquetebol de África.
12 jogadores seleccionados
Fundada há uma década, a Kriol Star afirma-se como um movimento desportivo que visa não apenas elevar o talento africano no basquetebol, mas também inspirar as comunidades e os jovens através do desporto.
O conjunto que representará Cabo Verde na BAL é composto por 19 elementos, incluindo 12 jogadores, sendo 7 cabo-verdianos e 5 atletas internacionais, oriundos da Serra Leoa,
República Democrática do Congo, Angola e Estados Unidos da América. O grupo é orientado por um treinador português.
A presença da Kriol Star nesta competição representa, segundo o Governo, um marco sem precedentes para o basquetebol nacional, colocando Cabo Verde num palco de alta visibilidade e competição a nível continental, abrindo caminho também para novas oportunidades para os jogadores cabo-verdianos.
