O navio Liberdade, da empresa CV Interilhas, esteve envolvido, na manhã desta segunda-feira, num alegado acidente à saída do Porto da Praia, de onde havia zarpado com destino ao porto de Vale dos Cavaleiros, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo.
Embora ainda não existam informações oficiais, alguns passageiros relatam que a embarcação terá embatido numa pedra. Até ao momento, não há registo de feridos e, inclusive, os passageiros a bordo já foram retirados do navio.
O Liberdade encontra-se encalhado perto da Praia Negra, à saída do porto e há uma embarcação que já está apoiar no desencalhe.
Segundo acidente numa semana
Este é o segundo incidente marítimo registado em Cabo Verde no espaço de uma semana. Recorde-se que, na passada segunda-feira, 14 de Abril, o navio Nhô Padre Benjamim, da empresa VerdeLines, afundou-se ao largo da baía da Preguiça, quando fazia a ligação entre as ilhas do Sal e São Nicolau.
O naufrágio representa constrangimentos a sectores económicos locais, especialmente no transporte de cargas de grande dimensão entre as ilhas. O navio transportava brita, maquinaria e outros materiais destinados às obras no aeródromo da Preguiça e na estrada que liga Juncalinho a Carriçal.
Apesar do incidente, todas as pessoas a bordo foram resgatadas em segurança. As autoridades competentes anunciaram a abertura de um inquérito para apurar as causas do naufrágio.
O “Nhô Padre Benjamim” é uma embarcação de cabotagem com 90 metros de comprimento por 18 de largura, capacidade para 319 contentores e um calado baixo, o que facilitava as operações portuárias. De fabrico alemão, foi adquirido em 2015 pela empresa Lusolines, do grupo Agrícola Ilha Verde, com 35 anos de uso, mas, segundo os representantes da empresa, encontrava-se “em perfeitas condições operacionais e de segurança, fruto de uma manutenção constante e atempada”.
(Atualizada)
