O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira aos 88 anos. A notícia foi anunciada pelo Vaticano directamente da Capela da Casa Santa Marta. Papa Francisco era o líder da Igreja Católica desde 2013.
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, lê-se na notícia do Vatican News.
Recorde-se que Francisco tinha estado internado, em estado muito grave, mas teve alta há cerca de um mês.
Ontem, Domingo de Páscoa, leu uma mensagem aos fiéis numa breve aparição na varanda principal da Basílica de São Pedro, desejando “boa Páscoa a todos”.
Francisco foi eleito Papa após a histórica renúncia de Bento XVI e rapidamente se destacou pelo seu estilo simples e pelo apelo a uma Igreja mais inclusiva e dialogante.
Nos próximos dias decorrerão as cerimónias fúnebres, seguindo o protocolo tradicional para a morte de um Papa. O corpo de Francisco será velado na Basílica de S. Pedro antes do funeral, que deverá contar com a presença de dignitários de todo o mundo. Enquanto se inicia o período de luto, o Colégio dos Cardeais prepara-se para o conclave que elegerá o próximo sucessor de S. Pedro.
Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de Dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, e foi o escolhido para suceder ao cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI) na liderança da Igreja Católica, em Março de 2013. Nessa altura, Francisco tornou-se o primeiro jesuíta na liderança de uma Igreja que soma mais de mil milhões de fiéis.
C/ Público e Vatican News
