O filme Hanami, da realizadora luso-cabo-verdiana Denise Fernandes, estreia em Cabo Verde no próximo dia 13 de abril, às 19h00, no Centro Cultural Português da Praia, numa sessão especial que contará com a presença da realizadora e do produtor português Luís Urbano.
Com coprodução do Batalha Centro de Cinema em parceria com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., a estreia marca o início de uma série de projeções especiais no arquipélago, permitindo que a comunidade local, incluindo os atores não profissionais que participaram no filme tenham acesso à obra antes da sua chegada ao circuito comercial.
Filmado integralmente na ilha do Fogo, em locais como São Filipe e Chã das Caldeiras, Hanami é protagonizado por habitantes locais que, segundo o produtor Luís Urbano, foram preparados pela equipa de produção para dar vida às personagens ficcionais.
“Fazer este filme foi uma experiência única do ponto de vista humano, que mobilizou e entusiasmou as populações dos locais”, afirma.
Estreia no Fogo
Já nos dias 12 e 13 de abril, o filme será exibido na Casa das Bandeiras, em São Filipe, com sessões às 10h00, 15h00 e 18h00, e na Praia, no Centro Cultural Português, às 19h00. As celebrações culminaram com uma sessão no Mindelo, integrada nas comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, cuja data será anunciada em breve.
Uma história entre o sonho e a realidade
Hanami conta a história de Nana, uma menina que vive numa ilha vulcânica remota de onde todos querem partir. A sua mãe, Nia, afetada por uma doença misteriosa, desapareceu após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada para junto do vulcão, onde descobre um mundo mágico entre o sonho e a realidade.
A longa-metragem teve estreia mundial no prestigiado Festival de Locarno, na secção Cineasti del Presente, onde arrecadou vários prémios, incluindo Melhor Realizador Emergente, o Prémio Boccalino de Melhor Argumento, além de uma Menção Especial do Júri “Primeira Longa-Metragem”. Desde então, Hanami tem sido exibido internacionalmente e já conquistou mais de 10 prêmios em festivais.
Sobre a realizadora
Denise Fernandes, nascida em Lisboa em 1990, filha de pais cabo-verdianos, cresceu na Suíça. A sua curta-metragem Nha Mila (2020) foi selecionada para o Festival de Locarno e exibida em mais de 40 festivais internacionais, além de ter sido finalista dos European Film Awards e nomeada aos Prémios Sophia 2021. Hanami, rodado em Cabo Verde, é a sua primeira longa-metragem.
Cláudia Cruz
*Estagiária
