O Governo de Cabo Verde vai contratar 70 médicos cubanos, entre especialistas e clínicos gerais, para reforçar os hospitais centrais e regionais do país. A informação foi avançada pelo ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, que visitará Cuba este mês para negociar a contratação.
O objetivo é garantir o pleno funcionamento das unidades de saúde, com base na nova carta sanitária e nos perfis epidemiológicos das regiões. A chegada dos médicos está prevista ainda para este ano.
“Já identificámos cerca de 70 médicos para garantir o funcionamento dos hospitais centrais e regionais sem problemas. Esta é a razão da minha visita a Cuba, ainda este mês, para negociar a contratação desses profissionais”, afirmou Jorge Figueiredo, durante a sessão de abril, que decorre até sexta-feira.
Profissionais integrados recentemente
Em 2024, já foram integrados 272 profissionais de saúde, incluindo 42 médicos e 47 enfermeiros. O ministro destacou ainda a atuação de uma equipa médica dos Estados Unidos, que está a realizar consultas especializadas em oito ilhas.
O Governo pretende também reforçar os serviços de telemedicina em todas as delegacias de saúde e integrar médicos experientes nos principais hospitais do país.
Adelise Furtado
RTP África
