O cantor cabo-verdiano Homero Fonseca anunciou o lançamento do seu EP intitulado “Tributo” em formato físico – “CD”. O mesmo está disponível desde ontem, 07, em Santo Antão e, brevemente, também em todo o país e na diáspora. Este trabalho é uma produção do próprio autor que contou com suporte musical e trabalhos técnicos de Kim Alves.
O trabalho integra cinco mornas, nas quais o artista presta um tributo aos seus familiares falecidos, com o tema “Preito de amor”, incluindo o seu saudoso pai, Nhô Mário, como era conhecido.
Com este tema o compositor busca repor aquilo que considera uma injustiça, pelo facto de não ter composto uma morna em homenagem ao pai em vida, como fez com a mãe, justificando que anteriormente, não era usual homenagear o pai na música cabo-verdiana, contrariamente ao que acontecia com as mães, cantadas por vários compositores de renome e não só.
“Alma Luminôz” e “Gilda”, disponíveis no Youtube, são temas que integram o novo trabalho, também um tributo ao estimado irmão Ulisses Fonseca, falecido em dezembro de 2021, e à filha Gilda Isabel, falecida em outubro de 2019. Recorde-se que Homero Fonseca é jornalista em Santo Antão, sua terra natal, e um amante incondicional da música tradicional de Cabo Verde.
Claudia Cruz
Estagiária
