PUB

Sociedade

Faleceu Luciano Fonseca, Engenheiro Agrónomo e antigo técnico do Ministério da Agricultura e da FAO em Cabo Verde

Luciano Dias Fonseca, Engenheiro Agrónomo e antigo técnico do Ministério da Agricultura e da FAO em Cabo Verde, faleceu, esta Quarta-feira, 02 de Abril, nos Estados Unidos da América, aos 68 anos de idade, vítima de doença. A notícia do falecimento foi comunicada pelos familiares segundo os quais o funeral será realizado na Praia em dia e hora a indicar.

Além de ter desempenhado várias funções e cargos no Ministério da Agricultura de Cabo Verde, Luciano Fonseca, natural da ilha do Fogo, foi também, durante mais de 16 anos, técnico da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Amigos, colegas de profissão, pessoas conhecidas e diversas personalidades no país e na diáspora, estão a lamentar, nomeadamente nas redes sociais, a morte de Luciano Fonseca, destacando, não apenas as suas qualidade humanas, mas também a sua expertise, dedicação e profissionalismo nas diversas áreas em quem esteve envolvido.

A contribuição de “LULA”, como também era carinhosamente conhecido, principalmente pelos familiares, amigos mais próximos e colegas de profissão, destaca-se a nível da agricultura, designadamente na promoção da hidroponia e da agricultura urbana e periurbana, assim como a sua participação na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola e subsequentes planos de acção.

Luciano Fonseca também deu a sua contribuição em domínios como a segurança alimentar e a promoção da floresta urbana e periurbana, nomeadamente através da implementação do conhecido Projeto REFLOR-CV.

A melhoria das condições da pesca artesanal, a valorização dos recursos marinhos e a elaboração e execução de planos e programas de emergência para atender as populações mais vulneráveis afectadas por secas, inundações e erupções vulcânicas, entre outros males, também constam como domínios em que o Engenheiro Agrónomo Luciano Fonseca deu a sua contribuição.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top