PUB

Cultura

Cabo-verdiano Fredilson Semedo lança “Elogio da Saudade” em Lisboa

O jovem jurista, poeta e escritor cabo-verdiano Fredilson Semedo lança amanhã, 02 de abril, às 18h, na Associação Caboverdeana de Lisboa, a sua segunda obra intitulada “Elogio da Saudade”. Fredilson foi, em 2020, distinguido como um dos “Cem Jovens Mais Influentes da Lusofonia” e recentemente viu o seu poema “Bulimundo” ser selecionado para integrar o Volume XV da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporâneo “Entre o sono e o sonho”.

Em “Elogio da Saudade”, que sucede à obra “Versos do Atlântico Insular”, o jovem nascido nos Órgãos, interior de Santiago, apresenta-se como o “Poeta das ilhas” e de forma romântica e contundente “ergue o véu que envolve a sua própria alma e revela-nos uma combinação única da diversidade que compõe o seu universo particular”.

Fredilson explica-nos que o livro aborda questões atuais como os temas sociais sensíveis, a partir de uma posição de “observador perspicaz e um crítico profundo” sem, no entanto, se desprender de uma mistura de paixão, mitos e verdades.

“Um homem que vive com a mente entregue à imaginação e a pensamentos vários, porém com os pés fincados no chão, contemplando atentamente a realidade. Eis a melhor maneira de existir, no limbo entre a realidade e o devaneio”, afirma Fredilson.

A saudade

O poeta realça que esta sua segunda obra “patenteia a personalidade do autor” e traz à tona o tema da saudade da terra, “dando cor e nome a memórias e anseios misteriosos” conduzindo o leitor pelos caminhos do Pico “Nhu Sior du Mundu”, Tarrafal e pelas periferias de Lisboa “ressuscitando em cada poema uma parte do seu passado repleto de personagens e histórias marcantes, que construíram o poeta que conhecemos”.

A obra, com edição da Chiado Books, teve prefácio escrito pela política, jurista, escritora e poeta cabo-verdiana, Vera Duarte Pina e pela estudante Katize Ribeiro.

Fredilson Semedo

Nascido e criado em Cabo-Verde na Ilha de Santiago, aos 11 anos de idade emigrou para Portugal, onde prosseguiu a sua vida estudantil.

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL-UL); pós-graduado em Ciência da Legislação e Legística no Instituto de Ciências Jurídico-Política (ICJP); frequentou o curso de pós-graduação em Contencioso Administrativo e Tributário também no ICJP; curso avançado de Direito Constitucional no Instituto de Estudos de Direito e Sociedade.

Em novembro de 2017 foi eleito como Vogal da Ação Social do Núcleo dos Estudantes Africanos da FDL-UL, no qual, entre outras iniciativas, criou e coordenou o projeto solidário Missão Abraçar Moçambique que teve o objetivo de ajudar as vítimas do Ciclone Idai da cidade da Beira.

Em março de 2019 foi eleito como Presidente da Assembleia Geral dos Alunos da União de Estudantes Cabo-Verdianos em Lisboa-UECL. Apresentou a demissão deste cargo, candidatou-se a Presidente da Direção desta associação de estudantes sendo eleito em março de 2020.No Núcleo dos Estudantes Africanos da FDL-UL desempenhou ainda a função de Presidente do Conselho Fiscal.

Atualmente é Consultor Jurídico e escritor.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top