Os jogos das meias-finais do Campeonato de Cabo Verde de Futebol na categoria de Sub-17, temporada 2024-2025, têm lugar esta Sexta-feira, 28, no campo do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), em Mindelo, São Vicente. No primeiro jogo defrontam-se, às 9 horas, as equipas de Escola Vitória, da ilha do Maio, e Batuque de São Vicente que ainda é o campeão em título desta competição. Na outra meia-final, medem forças, às 10h45 horas, as equipas EFIZ, da ilha do Sal, e EPIF, representante da região desportiva de Santiago Sul. A final terá lugar no próximo Domingo, 30, no mesmo local.
Recorde-se que estes jogos das meias-finais estavam marcados para ontem, 27 de Março, mas foram adiados para hoje devido ao atraso verificado no voo da TACV com destino a São Vicente no qual deviam seguir as equipas do EPIF (Santiago Sul) e da Escola de Iniciação Desportiva Vitória (ilha do Maio) que disputaram a fase de grupos na Cidade da Praia.
No grupo B, as equipas do EPIF (Santiago Sul) e a Escola de Iniciação Desportiva Vitória (ilha do Maio) venceram, na quinta e última jornada da fase de grupos, às equipas Escola Iniciação Sumbango Sport, da ilha do Fogo, e Portas Abertas, da região desportiva de Santiago Norte, por 5-0 e 3-0, respectivamente.
Na fase de grupos, a Escola Vitória alcançou o pleno de victórias nos quatro jogos disputados. Por sua vez, o EPIF, somou três victórias e uma derrota. A representante da região desportiva de Santiago Sul é, no entanto, a equipa com maior número de golos marcados na competição (17), seguida do EFIZ com 15 golos.
A representante da ilha do Sal, EFIZ, destaca-se, igualmente, como uma das duas equipas com menos golos sofridos (3), os mesmos que o EPIF de Santiago Sul.
Fair Play premeia Batuque de São Vicente
No grupo A, foi preciso recorrer ao critério disciplina para se decidir a equipa a preencher a segunda vaga para as meias-finais, já que o Batuque, campeão de Cabo Verde, em título, e o Fiorentina, campeão de Santo Antão Sul, terminaram a fase de grupos empatados no segundo lugar, tanto a nível da pontuação acumulada, como em número de golos marcados e golos sofridos.
Face a esta situação de empate, a organização da prova fez valer o critério disciplina que acabou por ditar a qualificação do Batuque para as meias-finais uma vez que a equipa são-vicentina foi admoestada com apenas dois cartões amarelos, facto que lhe deu vantagem sobre a Fiorentina, penalizada com um total de 10 cartões amarelos.
No grupo A, o EFIZ conquistou 4 victórias seguidas nos quatro jogos que disputou na fase de grupos, enquanto o Batuque, também do grupo A, obteve duas vitórias, um empate e uma derrota.
Fase de grupos na Praia e Mindelo
O Campeonato de Cabo Verde de Futebol na categoria de sub-17 é disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, sendo que os dois primeiros de cada grupo (A e B) qualificam-se para as meias-finais, que têm como palco a cidade do Mindelo, em São Vicente, esta Quinta-feira, 27 de Março.
A fase de grupos da edição desta temporada, 2024/25, que decorreu de 17 a 25 de Março, foi disputada nas cidades do Mindelo e da Praia, no Estádio Adérito Sena e Várzea, respectivamente. A final terá lugar no próximo Domingo, 30, no campo do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), em Mindelo, São Vicente.
O grupo A, cujos jogos decorrem na cidade do Mindelo, integrou os campeões regionais da Boa Vista (Sporting), do Sal (EFIZ), de Santo Antão Sul (Fiorentina) e de Santo Antão Norte (EID Paul).
O grupo B, com sede na Cidade da Praia, foi constituído pela Escola Vitória (ilha do Maio, EPIF (Santiago Sul), Cantareira, (São Vicente), Sumbango (Fogo) e Portas Abertas (Santiago Norte).
