O Fórum dos Serviços de Informação e Inteligência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) iniciou hoje em Díli, Timor-Leste, com um encontro entre representantes da CPLP e da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O diretor-geral do Serviço Nacional de Inteligência timorense, Longuinhos Monteiro, destacou que o evento une duas importantes comunidades de inteligência e fortalece a posição de Timor-Leste na segurança regional.
Segundo ele, a cooperação CPLP-ASEAN pode trazer avanços em segurança marítima, proteção de infraestruturas críticas e combate a ameaças híbridas.
Colaboração internacional
O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, enfatizou a importância da colaboração internacional para enfrentar desafios como crime organizado, terrorismo e ameaças digitais.
Com o tema “A Cooperação em Inteligência e Segurança da CPLP: Desafios e Oportunidades num Mundo em Transformação”, o fórum acontece até quarta-feira. No encerramento, Timor-Leste passará a presidência do fórum para Angola.
Adelise Furtado
Estagiária
C/Inforpress
