Pelo segundo ano consecutivo, Assomada acolhe o Encontro de Poetas de Santiago, que vai na segunda edição. É já este sábado, 22, e o ponto alto do encontro é uma homenagem ao poeta e músico Carlos Alberto Lopes Barbosa, imortalizado na cultura cabo-verdiana pelo nome de Kaká Barbosa.
O Encontro de Poetas de Santiago acontece no dia seguinte ao Dia Mundial da Poesia, que hoje se assinala, e transporta da primeira edição o lema que o tornou conhecido: “A poesia está na rua!”, juntando criadores e activistas culturais.
Organizado pelo espaço cultural Poial, o encontro conta com as parcerias das câmaras municipais de Santa Catarina e de São Lourenço dos Órgãos, da Livraria Pedro Cardoso e da Associação Literária do Tarrafal de Santiago”.
O programa é diversificado, com o encontro a iniciar-se às 10:00, no espaço Poial (situado na Zona Pedonal de Assomada, junto à Caixa Económica), com uma sessão de boas-vindas, seguindo-se, meia hora depois, a homenagem a Kaká Barbosa, com uma apresentação da sua tragectória e legado literário, declamação de poemas do autor e depoimentos de personalidades da cultura cabo-verdiana.
Pelas 11:00 acontece a Oficina de Poesia Escrevendo com Alma, tendo em vista estimular a escrita criativa, paralelamente a exercícios de poesia e partilha de experiências dos participantes.
Às 12:00 abre a Mini Feira Literária, com exposição e venda de livros de autores cabo-verdianos, uma sessão de autógrafos, troca de livros e uma cerimónia simbólica em honra de Kaká Barbosa.
Meia hora depois, desta feita no Pelourinho (antigo Mercado Municipal), acontece o Sarau Poético Versos ao Vento, com declamação de poesia e encerrando com um poema colectivo criado pelos participantes.
Após o almoço, pelas 14:30, no espaço Poial, é tempo para um Momento Musical. Logo de seguida, às 15:00, acontece a Roda de Poesia Livre/Apresentação de Novos Talentos, com microfone aberto para declamações espontâneas, interacção entre poetas e público, um espaço dedicado a jovens poetas e escritores emergentes. Às 16:00, é o encerramento, com palavras finais e agradecimentos.
Kaká: um poeta de combate
Carlos Alberto Lopes Barbosa, faleceu na cidade da Praia no dia em que completou 70 anos, corria o dia 1º de Maio de 2020, uma coincidência de grande simbologia, ou não fosse Kaká Barbosa uma das vozes mais interventivas em defesa dos trabalhadores e dos mais humildes, ele próprio que havia sido sindicalista.
Poeta e contista, Kaká Barbosa é responsável por três obras em crioulo, Vinti Xintido Letrado na Kriolu, Son di ViraSon e Konfison na Finata, e duas em português, Chão Terra Maiamo e Cântico às Tradições, mas na altura em que nos deixou tinha prontas para o prelo duas colectânias de poesia e uma obra com as suas composições, para a qual já tinha título escolhido: “Letras, Sons & Concertos”.
Combatente da Liberdade da Pátria, deputado, ativista e sindicalista, Kaká Barbosa foi membro fundador do Movimento Pró–Cultura, da Associação dos Escritores Cabo-Verdianos, da Sociedade de Autores Cabo-verdianos e membro da Academia Cabo-Verdiana de Letras.
Por ocasião do 30º Aniversário da Independência de Cabo Verde, em 2005, foi homenageado com dois dos mais altos galardões do Estado cabo-verdiano: a Medalha de Mérito, entregue pelo então primeiro-ministro, José Maria Neves, e a primeira classe da Ordem do Vulcão, pelo então presidente da República, Pedro Pires.
António Alte Pinho
