PUB

Política

Cabo Verde acolhe em setembro o Parlamento do CEDEAO

A presidente do Parlamento do CEDEAO, Dadja Memounatou Ibrahim, anunciou esta quinta-feira, 06, durante a 1ª sessão extraordinária desse Parlamento que a próxima sessão terá lugar em Cabo Verde, em setembro deste ano. A proposta consta do Plano de Atividades para 2025, que foi aprovada por aclamação dos deputados, comunitário em Lagos, Nigéria.

A presidente do Parlamento da CEDEAO, a togolesa, Dadja Memounatou Ibrahim, anunciou que uma delegação do parlamento da sub-região, visitará o arquipélago nos próximos meses, a comitiva que incluirá o deputado e chefe da Delegação de Cabo Verde, Orlando Dias, tendo como objetivo estabelecer contatos com as autoridades cabo-verdianas, especialmente com o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

Confiança no arquipélago

Para Orlando Dias, a escolha de Cabo Verde para a próxima sessão extraordinária do Parlamento da CEDEAO, reflete o respeito e a confiança que o arquipélago conquistou entre os países da comunidade.

“Este reconhecimento, é especialmente significativo devido ao percurso e ao nível de desenvolvimento alcançado por Cabo Verde, que se destaca como um modelo de democracia e boa governação em África, particularmente na sub-região da CEDEAO” , sublinha Dias.

Recorde-se, entretanto, que em finais de dezembro do ano passado, Cabo Verde transferiu o montante de 50.000 contos, o equivalente a cerca de dois anos da estimativa de contribuição nacional calculada com base na taxa média per capita da taxa comunitária à CEDEAO, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, que reforça o compromisso do país  com a integração regional e o cumprimento das suas obrigações dentro da organização.

Cláudia Cruz

*Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top