O Ministério da Saúde negou hoje que o aparelho de raio-X da Delegacia de Saúde da Ribeira Brava esteja avariado há mais de sete meses, esclarecendo que o último exame foi realizado no dia 26 de janeiro deste ano.
Em comunicado, a tutela, citando o delegado de Saúde da Ribeira Brava, Elvio Pereira, classificou como “falsa” a informação de que a máquina está inoperacional há tanto tempo, conforme noticiado pela imprensa. Segundo o Ministério, o problema surgiu apenas há menos de um mês e está relacionado com uma avaria na impressora do equipamento.
A nota oficial explica ainda que, em 2024, o aparelho sofreu um problema elétrico, mas foi rapidamente resolvido e o serviço retomado. No entanto, em Janeiro deste ano, identificou-se uma nova falha, agora na impressora, o que levou à necessidade de reparação.
Técnico só pode ir em Março
Para isso, um técnico especializado deverá deslocar-se à Ribeira Brava no próximo mês de março, já que a sua viagem antes dessa data não foi possível devido à falta de disponibilidade de voos.
Enquanto a situação não é resolvida, os pacientes internados na Delegacia de Saúde da Ribeira Brava estão a ser transportados, por ambulância, para realizar os exames no Tarrafal de São Nicolau. Já os pacientes não internados devem providenciar a própria deslocação para a realização do exame.
Além disso, o Ministério da Saúde também refutou as alegações de que o técnico responsável pelo raio-X no Tarrafal está sobrecarregado. Segundo o delegado de Saúde do Tarrafal, António Dinis, a demanda diária por exames de raio-X não é elevada, e a cooperação entre os centros de saúde da ilha é uma prática habitual e rotineira.
Adelise Furtado
*Estagiária
C/Inforpress
