A selecção cabo-verdiana em futebol feminino joga hoje, 21, contra a formação da Guiné-Conacri, no Estádio Lat Dior, no Senegal, pelas 14h30, no primeiro de dois confrontos. A defesa Romina do Rosário, a média Carolyn Tomar e a avançada Melany Fortes são as três atletas salenses entre as 24 convocadas. A segunda partida realiza-se no dia 26 de Fevereiro, no Estádio Nacional, na cidade da Praia às 16h.
Melany Fortes, 24 anos, que milita no Sporting Clube de Braga, do primeiro escalão do futebol feminino português, diz-se muito feliz e que ser convocada é “sempre um sentimento de orgulho e de muita responsabilidade, pois estamos a representar o sonho de um país inteiro”.

Melany Fortes
Melany transferiu-se recentemente do Sport Futebol Damaiense para o SC Braga, terceiro classificado da primeira liga feminina portuguesa e um dos “clubes grandes” do futebol feminino em Portugal. Sobre esta mudança, diz que inicialmente foi um “choque”.
Como alega, o SC Braga “é uma equipa grande com outros objectivos e um profissionalismo maior do que já estava habituada”, mas garante que encarou o desafio, que é “só consequência” do bom trabalho que tem feito.
A nível de clube, a atleta deseja jogar na Liga dos Campeões feminino, a maior montra da modalidade na Europa e quanto aos Tubarões Azuis, Melany diz-se focada nesta dupla jornada e em garantir presença inédita numa fase final do Campeonato Africano das Nações, desejo que é partilhado pelas colegas Romina e Carolyn.
Sonho da qualificação inédita
“Estou muito convicta que desta vez vamos alcançar a qualificação para disputar a fase final de um Campeonato Africano das Nações”, garantiu a selecionadora nacional Silvéria Nédio, na apresentação das convocadas. “Na primeira tentativa, eliminámos a Libéria e ficamos pela segunda fase. Desta vez vamos aos jogos determinados na qualificação”.
As três salenses

Carolyn Tomar
Romina e Carolyn venceram juntas, em representação da Llana, o Campeonato Nacional de Futebol Feminino na época 2021/2022. Melany também venceu o Campeonato Nacional a serviço da Llana em 2018.
Melany e Carolyn fizeram parte da selecção feminina de futebol de Praia que conseguiu conquistar a medalha de ouro nos primeiros jogos africanos de Praia, realizados no Sal, em 2019.
“Ró”, como Romina é conhecida no mundo desportivo, joga actualmente em Portugal, no Clube Atlético Ouriense. A aventura europeia começou em Dezembro passado e Ró diz que tem sido uma experiência “muito especial” e a convocatória à seleção “só mostra que o trabalho tem sido bem feito”.

Romina “Ró” do Rosário
Ró, de 32 anos, já representou as equipas da Académica do Sal, Clube Académico do Sal, Clube Desportivo Santa Maria, Dorense e Llana Futebol Clube, todas na Ilha do Sal. Já Melany, antes de chegar às “Guerreiras do Minho” representou as equipas do Clube Futebol Benfica e Damaiense e no Sal representou as equipas do Fãs dos Locutores e Llana.
Convocadas
Guarda-redes: Jacinta Rodrigues e Jéssica de Pina (Seven Stars, Cabo Verde) e Kátia Duarte (A D Pasteis, Portugal).
Defesas: Romina do Rosário (Ouriense, Portugal), Leonora do Santos (Seven Stars, Cabo Verde), Varsénia da Luz (Seven Stars, Cabo Verde), Leidina Semedo (Ouriense, Portugal) e Leonilde Rodrigues (Famalicão, Portugal).
Médios: Alcione Gomes (Mindelense, Cabo Verde), Jolina Amani (Eastern Flames FC, Arábia Saudita), Maísa Cardoso (Real Sport Clube, Portugal), Kleydiana Jussara Borges (Famalicão, Portugal), Eleia Vieira (Real Sport Club, Portugal), Natasha Whanon (Clube Futebol Benfica, Portugal), Edna Suzete Monteiro (Seven Stars, Cabo Verde) e Carolyn Tomar, Llana, Cabo Verde).
Atacantes: Dara Centeio “Kamoca” (Estrela da Amadora, Portugal), Ivânia Moreira (Vá), Rio Ave (Portugal), Cleise Pinto (Vila Nova FC, Portugal), Raissa Tavares (Black Panthers, Cabo Verde), Irlanda Lopes (Vitória SC, Portugal), Melany Fortes (S C Braga, Portugal), Eveline Varela (Besiktas, Turquia) e Adriana Semedo (FC Porto, Portugal).
