Por: Francisco Fragoso*
Com efeito: No Fonograma,
§ a Imagem existe ainda, entretanto o sinal já não remete à Imagem! §
Seja a imagem-pictograma do pé que se pronuncia “du”. Remete apenas, de imediato ao som do du e a ideia do pé está completamente apagada! Tudo funciona como nos nossos alvoroços em que a imagem de um “carro de transporte” seguida da imagem de uma “mesa” nada têm a ver com este veículo que se pode outrossim denominar “autobus”, nem com este suporte que é a “mesa de trabalho”, de “cozinha” ou de “tábua de multiplicação”, entretanto devem ler-se “eu pinto!”
Neste sistema, a imagem permanece ainda demasiado presente!
Eis porque, para sair completamente da imagem, é necessário preservar apenas unicamente uma parte da imagem (leia-se: uma parte essencial da imagem que preserva o princípio do sentido global). Destarte, no exemplo de pé, preservo apenas o som “p” ao qual posso continuar a outorgar o nome de pé, entretanto que não se refere nem ao pé- som, nem ao pé-imagem! Deste modo, nasce este princípio, dito aero-fónico: um sistema de sinais que se denomina ALFABETO!
Em tempo útil e oportuno:
A ESCRITA apenas existe a partir do momento em que se constitui um sistema organizado de sinais ou de símbolos, por meio dos quais o utilizador pode materializar e fixar claramente tudo quanto pensa, ressente e sabe exprimir.
§ Sistema idêntico não se elabora num dia! §
Sim: Na verdade, trata-se de uma longa, lenta e complexa história!
Uma história apaixonante cuja evolução é outrossim a dos homens!
Eis um fabuloso romance do qual falta ainda algumas páginas essenciais!
§§§ De anotar e sublinhar, com ênfase: a escrita não é o alfabeto! §§§
Com efeito, existe numerosíssimas escritas que permitem tudo exprimir com numerosíssimos sinais, sem para tanto utilizar um alfabeto! É o caso do cuneiforme sumério, hieróglifos egípcios, ideogramas chineses. Todas estas escritas comportam sinais e símbolos, e podem exprimir a quase-totalidade do espírito humano, entretanto não utilizam ainda o alfabeto!
§§§§§§§§§§§§
O ALFABETO: O alfabeto pode ser definido como um sistema restrito
de sinais que exprimem os sons elementares da linguagem, com os
quais é possível notar tudo quanto o utilizador pode querer exprimir!
O vocábulo “alfabeto”, vem do latim alphabetum, formado das duas
primeiras letras do alfabeto Grego alpha e béta, por seu turno pedidos
por empréstimo às letras semíticas aleph e bét!
Feito em BROCKTON/BOSTON JANEIRO 2025
*MÉDICO & HUMANISTA
