Em comemoração ao Dia Nacional do Pescador cabo-verdiano, a Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago homenageou os pescadores e peixeiras de Rincão e Ribeira da Barca, num evento cultural e momento de confraternização.
A comemoração foi marcada por um debate sobre os desafios ambientais que afetam a comunidade piscatória, nomeadamente a degradação das praias de Rincão e da Ribeira da Barca, devido à extração de areia e pedras.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa-Catarina, Armindo Freitas, parabenizou os pescadores e peixeiras pela sua dedicação e visitou a fábrica de gelo, acompanhado pelo Presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras de Ribeira da Barca.
Câmara destaca coragem e esforço dos pescadores e peixeiras
O Vereador da Pesca, Indústria e Descentralização, Cláudio Barbosa, destacou a coragem e o esforço dos pescadores, que enfrentam o mar para garantir o sustento das suas famílias e contribuir para a economia do país.
Enalteceu, também, o papel dos pescadores de Rincão e Ribeira da Barca, que “em momentos menos bons, estão prontos para ajudar em ações de resgate e buscas no mar”.
O Vereador assegurou, ainda, que trabalhará para que o projeto do governo de construir um cais de pesca em Ribeira da Barca e, possivelmente, em Rincão, se concretize.
O Dia foi celebrado com animação, com um programa dinâmico de atividades desportivas e culturais, a tradicional corrida de botes, a prova de natação e o torneio relâmpago de futsal.
A Câmara Municipal prestou homenagens e entregou certificados de reconhecimento a pescadores e peixeiras, pelo seu “valioso contributo para o desenvolvimento local”.
Segundo Armindo Freitas, a celebração demonstra a importância da comunidade piscatória de Santa Catarina para o desenvolvimento local e nacional.
Cláudia Cruz (Estagiária)
![](https://www.anacao.cv//wp-content/uploads/2020/09/logo-topo-96.png)