O Governo autorizou a Direcção-geral do Tesouro a conceder duas garantias soberana a TACV nas operações de leasing financeiro junto da Truenoord Yamuna Limited para aquisição de duas aeronaves ATR 72-600, avaliados em 11 milhões de dólares americanos.
Para reforçar a frota dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) os cinco milhões e quinhentos mil dólares americanos destinam-se a aquisição do ATR 72-600, com o número de série do fabricante MSN 1512 e outros 5.500.000 (cinco milhões e quinhentos mil dólares americanos) reservam-se para a ATR 72-600, com o número de série do fabricante MSN 1514.
De acordo com o Boletim Oficial de quarta-feira, 05, o prazo global de cada uma das operações financeiras é de oito anos, em conformidade com os termos estabelecidos pelo respetivo Contrato de Locação Operacional (CLO).
Assegurar a conectividade e mobilidade doméstica
Ainda de acordo com o Boletim Oficial, são duas aeronaves que vão na linha da missão do Governo em “assegurar a conectividade e mobilidade doméstica de forma contínua e ininterrupta, que se configura como um serviço de interesse público”.
“Por forma a cumprir com as obrigações decorrentes deste contrato de prestação dos serviços de ligação aérea doméstica, os TACV iniciaram negociações com a Truenoord Yamuna Limited (Truenoord), empresa especializada na locação operacional de aeronaves, para assinatura de dois Contratos de Locação Operacional (CLO) a longo termo, que se destinam à aquisição de duas aeronaves ATR 72-600”, lê-se nesta comunicação.
“O Estado de Cabo Verde, enquanto accionista maioritário, reconhece o manifesto interesse público em suportar os TACV na concretização das operações de leasing, através da concessão destas garantias soberanas”, sublinha a comunicação governamental.
C/Inforpress