O Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, apresentou esta terça-feira,4, o projeto “Cabo Verde do Futuro”, com o objetivo de realizar um diagnóstico abrangente dos problemas e reivindicações em todas as ilhas de Cabo Verde. O projeto, anunciado primeiramente em umas das reuniões do PAICV, busca construir um futuro promissor para o país através da reflexão e da busca por soluções conjuntas.
Francisco Carvalho, recorde-se, foi reeleito Presidente da Câmara Municipal da capital com mais de 25 mil votos em Dezembro passado e actualmente é candidato à liderança do seu partido.
Com vista a responder às demandas da população cabo-verdiana lançou o projeto “Cabo Verde do Futuro” propondo reflexão e soluções sobre os problemas que se agravam todas as ilhas de Cabo Verde. Facto este anunciado numa das últimas reuniões do PAICV.
Segundo a Agenda de Desenvolvimento do Partido, os projetos estão sintonizados com os desafios nacionais e globais do Século XXI.
Inclusão social
Este projeto tem como objetivo tornar Cabo Verde um país moderno, menos desigual, mais justo e humano e entre as nações de referência do século XXI, mobilizando a inteligência de todos, sem exceção, fazendo inclusão social e apoio aos jovens empreendedores.
Sondagem
O passo principal para o efeito é definir, juntamente com os cabo-verdianos, em que tipo de país se pretende viver no futuro e para o efeito Francisco Carvalho avançou com uma sondagem de opinião pública para analisar o que pensam os cidadãos dos municípios.
Pretende-se averiguar sobre as principais necessidades e expectativas para com os eleitos em 2024, bem como as suas impressões sobre o futuro de Cabo-Verde.
Carvalho destaca a importância de trabalhar em conjunto com a sociedade, utilizando dados científicos como base para o progresso e a igualdade social. Ele ressalta que o projeto busca construir “Um Cabo Verde para Todos”, o que significa trabalhar em uma reestruturação moderna do partido, avaliando as dores e potencialidades do país.
Cláudia Cruz – Estagiária