PUB

Política

VII Cimeira Cabo Verde–Portugal começa hoje em Portugal com foco no reforço da cooperação

A sétima cimeira bilateral entre Cabo Verde e Portugal decorre hoje e amanhã, Terça-feira, em Lisboa, Portugal, visando o reforo da cooperação em diversas áreas governativas e definir as principais linhas de aprofundamento para os próximos dois anos. Durante o encontro, co-presidido pelo Primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e o seu homólogo português, Luís Montenegro, serão assinados vários protocolos e outros acordos de cooperação entre os dois países.

Fórum sobre investimento na transição energética e digital

Paralelamente à cimeira realiza-se um fórum económico, coorganizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Cabo Verde TradeInvest, Agência Cabo-verdiana de Investimentos e Exportação (CVTI), sobre o tema “Parceiros estratégicos no investimento nas transições energética e digital”.

O evento deverá reunir investidores e representantes do setor privado de ambos os países, com o propósito de “aprofundar ainda mais” as relações económicas bilaterais. Estão previstas sessões  sobre o ambiente de negócios e apoio ao investimento e painéis setoriais focados em áreas prioritárias, como turismo e economia azul, economia digital e energias renováveis.

Outros temas a serem debatidos são o Acordo de Mobilidade da CPLP, a formação profissional, a saúde, a educação e o ensino superior, a defesa, a segurança e a justiça.

Temas importantes da agenda internacional

“A Cimeira constituirá ainda um momento propício para se abordar temas importantes da agenda internacional, nomeadamente no que respeita ao combate às alterações climáticas, à reforma da arquitetura institucional de governação global, política económica, incluindo a situação política e securitária no Sahel e na CEDEAO”, assinalou Ulisses Correia e Silva.

Recorde-se que a sexta cimeira realizou-se em março de 2022 em Cabo Verde e resultou na assinatura do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022–2026, com seis eixos temáticos e um valor de cerca de 95 milhões de euros, além de cinco instrumentos bilaterais.

Esta será a sétima cimeira bilateral desde a assinatura do Tratado de Amizade e de Cooperação entre Portugal e Cabo Verde em 2010.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top