O Presidente da Câmara Municipal de São Domingos é o nome escolhido pelos autarcas do PAICV para presidir a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV). Isaías Varela obteve mais votos que o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, cuja candidatura já contestou o processo de votação, alegando que não foram respeitados os procedimentos legais para o efeito.
Conforme A Nação online apurou, na votação que decorreu no último fim-de-semana, através de uma plataforma online, Isaías Varela obteve 16 votos e Carlos (Suek) Silva, 11 votos, num universo de 27 votantes.
Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Praia e candidato à liderança do PAICV, já veio a público manifestar o seu apoio a Isaías Varela, reconhecendo, no entanto, que a escolha não foi unânime.
Independentemente do nome escolhido, esta será a primeira vez na história do poder local em Cabo Verde que a ANMCV vai ser liderada por um autarca do PAICV já que, até às últimas eleições autárquicas de 1 de Dezembro do ano passado, o Movimento para a Democracia sempre ganhou a maioria das 22 Câmaras Municipais do país.
Recorde-se que Isaías Varela, economista de profissão, foi eleito, em 2020, Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, tendo sido reeleito para um segundo mandado nas últimas eleições autárquicas de 1 de Dezembro passado. O edil de São Domingos é ainda Presidente da Associação dos Autarcas do PAICV.
Candidatura de Suek contesta processo de votação
A candidatura do edil Carlos (Suek) Silva à liderança da ANMCV contesta o processo de votação que levou à escolha de Isaías Varela e anunciou que vai impugná-lo, alegando que não foram respeitados os procedimentos legais estabelecidos.
“Vamos impugnar esses resultados porque não refletectem aquilo que os estatutos da ANMCV estipulam. A escolha deve ser feita por um mínimo de 87 delegados do PAICV”, anunciou Gilson Cardoso, Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz e representante da candidatura de Carlos (Suek) Silva.
Gilson Cardoso, denunciou ainda a falta de quórum na votação e a inexistência de uma comissão eleitoral para fiscalizar o procedimento votação online, cuja plataforma, conforme sublinhou, por si só, não garante a fiabilidade do processo.
O Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz considera que Carlos Silva é o candidato “mais bem capacitado” para liderar ANMCV, argumentando que Suek foi vice-Presidente no mandato anterior, tendo, por isso mesmo, experiência e conhecimento dos dossiers.
Os novos órgãos da ANMCV serão eleitos pelos presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais dos 22 municípios do país na Assembleia Geral prevista para o dia 21 de Fevereiro próximo na ilha do Sal.
O actual presidente da ANMCV é Herménio Fernandes, edil de São Miguel, eleito pela lista do Movimento para a Democracia (MpD – partido no poder).