PUB

Diáspora

Polícia de New Bedford encerra Morna Lounge após tiroteio fatal

A Polícia de New Bedford ordenou o encerramento do estabelecimento Morna Lounge and Grill, propriedade do cabo-verdiano Mateus José Barbosa, poucos dias depois de um homem ser morto a tiro e outras duas pessoas ficarem feridas dentro do espaço situado no bairro Near North End, naquela cidade de Massachusetts. A medida vale até novo aviso.

Informações avançadas pela imprensa local, citam o chefe da polícia, Paul Oliveira, afirmando que o Departamento de Polícia de New Bedford não vai tolerar ambientes que fomentem violência e desordem. “A segurança e o bem-estar da nossa cidade são prioridades máximas, e tomaremos as medidas necessárias relativamente a qualquer estabelecimento que falhe em cumprir a sua responsabilidade para com o público”, completou. 

Na segunda-feira, policiais de New Bedford entregaram pessoalmente ao proprietário do investimento, Mateus José Barbosa, uma carta na qual Oliveira explica que, “com base no histórico de incidentes anteriores e no recente tiroteio ocorrido no sábado, visando proteger a segurança pública e evitar eventuais retaliações, o senhor está obrigado a encerrar as operações do Morna Lounge and Grill”. 

O caso… 

A polícia foi accionada para comparecer ao Morna Lounge and Grill, na Avenida Acushnet, por volta da 1h21 de sábado, 11 de Janeiro, após relatos de um tiroteio dentro do bar. Chegando ao local, os agentes encontraram duas mulheres na faixa dos 20 anos baleadas e também Cristiano Macedo, de 27 anos, residente em New Bedford. Macedo acabou morrendo em decorrência dos ferimentos.

Na segunda-feira, o procurador distrital do Condado de Bristol, Thomas M. Quinn III, anunciou a prisão de Danielson Varela, de 19 anos, morador de New Bedford, acusado de homicídio em primeiro grau, posse ilegal de arma de fogo, porte de arma de fogo carregada e duas acusações de agressão e lesão corporal com arma de fogo. Varela já havia sido detido em fevereiro de 2024, relacionado a outro tiroteio ocorrido em frente a uma loja de conveniência no bairro South End, em New Bedford.

A polícia informou que houve “várias chamadas de emergência” relacionadas ao Morna Lounge, incluindo um tiroteio em frente ao bar em Julho de 2024 e um assassinato ocorrido atrás do estabelecimento cerca de uma semana depois. 

“Antes dos incidentes violentos recentes, representantes do Morna Lounge compareceram perante a Junta de Licenciamento Municipal cinco vezes, de 2021 a 2023, em função de inúmeras violações ocorridas em 13 datas diferentes, incluindo um esfaqueamento em 2022, o que resultou em diversas penas de suspensão e termos de condicional,” acrescentou a corporação.

Segundo a polícia, a sucessão de eventos “levantou sérias preocupações sobre a capacidade da gerência e da equipa do Morna Lounge de manter um ambiente seguro para os clientes e os vizinhos”. 

Apoio à gerência 

A página Orgulho CV, no Facebook, divulgou uma nota afirmando que é com o coração pesado que se dirige” à gerência e a toda a equipa do Morna Lounge, após o lamentável acontecimento ocorrido no último sábado, 11 de Janeiro”.

“Nestes últimos dois anos, o ‘Morna Lounge’ tem sido muito mais do que um espaço de convivência; tem sido o palco onde as nossas histórias e tradições encontram vida através do projecto ‘Mornas con Stória’. Vimos desta forma expressar a nossa solidariedade, retribuir a confiança e o carinho com que sempre nos acolheram e lembrar que a força e resiliência fazem parte de quem somos enquanto comunidade”, lê-se.
A mesma deseja ainda que esta fase seja passageira e que em breve possam celebrar juntos as suas conquistas naquele espaço “tão especial para todos”. 

Geremias S. Furtado 

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top