De acordo com a Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, a zona de Palha Sé, na cidade da Praia, terá mais 66 habitações sociais. As obras arrancarão “brevemente”. Já as 236 habitações na Zona K, em Palmarejo Grande, estarão concluídas entre Abril e Maio, garantiu.
A ministra fez o anúncio à margem de uma visita às obras das habitações sociais em curso na Zona K, em Palmarejo Grande.
Explicou ainda que a tipologia das moradias a serem construídas em Palha Sé vai ser diferente e que serão destinadas essencialmente a jovens e famílias dos grupos I e II.
“São moradias que simbolizam a tipologia tradicional cabo-verdiana, com quintal, varanda e telhados vermelhos”, precisou.
Habitações na Zona K destinadas a jovens
Em relação às obras da Zona K, garantiu que vão ser concluídas entre Abril e Maio, detalhando que são 236 habitações, sendo 84 T2 e 162 T0, sendo estes com 20 metros quadrados, destinadas essencialmente a jovens.
“A área regulamentar para um T0 é de 18 metros quadrados e caberá às famílias, se entenderem, colocar uma porta para separar a área da sala da do quarto e da cozinha”, esclareceu.
Seguem-se Santa Catarina, Picos e São Miguel
Conforme a Eunice Silva, a construção de habitações sociais visa combater o “défice qualitativo” habitacional no país, com intervenção em vários municípios, designadamente Santa Catarina, Picos e São Miguel.
“Neste momento estamos a preparar a intervenção em São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz e São Nicolau. Todos da tipologia unifamiliar, ou seja, rés-do-chão com cobertura de telha”, acrescentou.
A governante informou que em São Vicente está em curso a construção de 236 habitações sociais e que outras 66 estão a ser projectadas.
C/ Inforpress