A Polícia Judiciária (PJ) emitiu um alerta sobre a circulação de mensagens falsas no Facebook e Messenger, acompanhadas de links aparentemente legítimos, que têm como objetivo enganar os utilizadores do serviço Tele24 e roubar informações pessoais e financeiras. A Polícia Judiciária alertou que nenhuma atualização de conta bancária é realizada através do Facebook, Messenger ou outras plataformas digitais.
De acordo com o comunicado, as mensagens fraudulentas apresentam-se como sendo da Sociedade Interbancária de Sistemas de Pagamentos (SISP) e solicitam que os destinatários atualizem as suas contas através de um link.
Ao clicar no link, explica a PJ, as vítimas acabam expondo informações sensíveis e pessoais e o criminoso por detrás do site fraudulento consegue obter informações pessoais da vítima, incluindo o número de telefone.
No dia seguinte, ou até no mesmo dia, a vítima é contactada telefonicamente por uma pessoa que se apresenta como sendo da SISP, com uma chamada que inclui, indevidamente, o logotipo da entidade.
“Durante a chamada, é informado ao lesado que irá receber um código de atualização por telefone, o qual deverá ser fornecido para proceder à atualização da conta. Este código, quando fornecido pelo lesado, permite aos criminosos aceder à sua conta bancária e a todas as suas informações pessoais, podendo realizar movimentações financeiras indevidas”, alerta a polícia científica.
Nenhuma atualização de conta bancária é realizada através de plataformas digitais
A Polícia Judiciária alertou que nenhuma atualização de conta bancária é realizada através do Facebook, Messenger ou outras plataformas digitais e recomenda prudência em qualquer interação que envolva a solicitação de dados pessoais ou financeiros.
Até o momento, várias vítimas em todo o país já reportaram o crime às autoridades, que estão a investigar os casos.