A iluminação pública na cidade de Mangui e Chão Bom, no Município de Tarrafal de Santiago, já está a ser assegurada praticamente 100% com lâmpadas LED que são mais eficientes, consomem menos energia, são menos exigentes em termos de manutenção e mais “amigas do ambiente”. Brevemente, esta medida deverá abranger todo o município.
Conforme avança a Inforpress, citando o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, cerca de 1.200 lâmpadas de vapor de sódio foram substituídas por lâmpadas LED, representando um investimento de aproximadamente 8.000 contos.
José dos Reis, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, considera que a iluminação pública é uma questão de primeira linha tendo em conta a vocação turística do município e consequentemente a necessidade de a cidade de Mangui ser mais segura e melhor iluminada.
O autarca manifestou a sua disponibilidade em trabalhar juntamente com o ministério da Energia no reforço da iluminação pública, visando responder a algumas zonas sem cobertura e às breivindicações da população.
Iluminação pública 100% por lâmpadas LED
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, também, reiterou, Sexta-feira, 10, na cidade de Mangui, que o foco do Governo é trabalhar para que toda a iluminação pública do país seja, até ao próximo ano, 100 por cento (%) LED.
Durante uma visita que fez ao Município do Tarrafal para se inteirar do trabalho realizado na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED, Alexandre Monteiro, sublinhou que esta medida enquadra-se num programa nacional ambicioso, estando já alguns municípios do país com 100% de iluminação pública com lâmpadas LED. No final do mês, acrescentou, a ilha Brava estará completamente iluminada com esta tecnologia.
“A solução que nós tínhamos antes obrigava a uma substituição com mais frequência das lâmpadas, enquanto que essa solução já é mais duradoura. Então, esse é o caminho que estamos seguindo, aqui e nos outros concelhos, e vai ser a nível nacional”, sublinhou Alexandre Monteiro, estimando que mais de 40 mil lâmpadas LED serão disponibilizadas não só para a substituição das lâmpadas de vapor de sódio, mas também para o reforço da iluminação pública.
C/Inforpress