O músico Marcus Veiga, de nome artístico Scúru Fitchádu, acaba de lançar o single “Du ta morrê”, que antecede o próximo álbum intitulado “Griots i Riots”, com o seu lançamento já planeado para o primeiro semestre de 2025. O single já está disponível nas plataformas digitais.
Segundo o artista, “Du ta morrê” (Nós morremos) é um lugar austero, um lugar de dúvida, de dívida, de lamento e reflexão, “pautado em tempos de locomoção abrasiva”.
O tema foi produzido, escrito e composto por Marcus Veiga, a gravação, mistura e masterização ficaram a cargo da Recordie e a fotografia tem assinatura de José Mendes.
Perfil de Scúru Fitchádu
Scúru Fitchádu é filho de mãe angolana e de pai cabo-verdiano. Do concelho do Bombarral, em Portugal, onde cresceu, teve as referências do metal, do punk e do grunge. Em Almada, para onde se mudou aos 16 anos, acabou por incorporar também o hip-hop.
No ano de 2022 participou no AME.
Em 2023 realizou o “Tour Africa”, passando por três dos maiores festivais do continente, atuando na África do Sul no dia 20 de maio, depois no Eswatini, terminando o tour no dia 3 de junho de 2023 nas Ilhas Reunião.
O seu trabalho assenta em toda uma base de “inspiração nas dinâmicas sociais do espectro urbano, estabelecendo um paralelismo direto entre as conjunturas do ambiente contemporâneo e os fracturantes movimentos revolucionários panafricanistas”.