PUB

Política

Ministério da Saúde diz estar a monitorar evolução das infeções respiratórias e metapneumovírus humano (HMPV) na China

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado para tranquilizar a população cabo-verdiana dizendo que “não existe motivo de preocupação”, na sequência das notícias veiculadas nos órgãos internacionais que dão conta do aumento de casos de infecções respiratórias e metapneumovírus humano (HMPV) na China. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus não é novo, na maioria dos casos causa infecções leves e há sempre aumento de casos de infecções respiratórias no inverno.

“Até ao momento, pelas informações disponíveis, não existe motivo de preocupação, pois, nesta época do ano, ou seja, no inverno, as infeções respiratórias têm tendência a aumentar” lê-se no documento.

O ministério da tutela garante que as autoridades sanitárias cabo-verdianas continuarão a acompanhar a evolução desta situação.

“A Organização Mundial da Saúde está a monitorizar a situação. Nós vamos continuar a seguir com atenção, para ver quais serão as orientações que serão emanadas” enfatiza.

Vírus não é novo

No mesmo comunicado o Ministério explica que o vírus em questão, metapneumovírus humano (HMPV), não é novo e causa infecções, na sua maioria, casos leves.

O vírus HMPV foi descoberto em 2001 na Holanda e, desde então, têm sido registados casos em países de vários continentes, explica o documento.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças publica relatórios semanais sobre a monitorização de doenças semelhantes à gripe.

Relatou que, se trata de uma situação esperado para esta época do ano (inverno do hemisfério norte), onde há um aumento mês a mês de infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, Virus Sincicial Respiratório e metapneumovírus humano (hMPV).

Menos grave e em menor escala

“As infecções respiratórias tendem a atingir o pico durante a temporada de inverno no hemisfério norte. Recentemente, a Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China realizou uma conferência de imprensa para compartilhar informações sobre a prevenção e o controle de doenças respiratórias na China durante o inverno. As doenças parecem ser menos graves e propagar-se em menor escala em comparação com o ano anterior”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, numa conferência a 3 de janeiro de 2025.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top