Segundo avança o Boletim Diário da Dengue, os 21 novos casos confirmados estão distribuídos entre São Filipe (Cidade da Praia) com 13 casos e São Vicente que registou oito casos. Entre estes casos não há registo de nenhum hospitalizado nem óbito. O acumulado de casos confirmados é de 18.482 casos e oito óbitos.
O Ministério de Saúde informa que se devem dirigir aos serviços de saúde pessoas que vivam em área onde se registaram casos de dengue ou que tenham viajado nos últimos 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue e que apresentem febre, usualmente entre dois e sete dias, e duas ou mais manifestações de náusea ou vómitos, mancha na pele, dores musculares, artralgia, cefaleia ou dor retro-orbital.
Ao sentir ao menos um dos sintomas referidos, deve procurar o atendimento médico para ter orientações específicas.
Ao nível individual e no contexto domiciliar é importante que lave todas as vasilhas e reservatórios com água e sabão, por exemplo, pratos dos vasos de planta, pelo menos uma vez por semana.
Deve-se lavar também as cisternas, bidões e tanques antes de reabastecimento, limpar frequentemente as calhas, manter os pátios, terraços e quintais sem entulhos, não deixar água acumulada em nenhum lugar, colocar redes nas janelas, colocar o lixo no contentor, usar roupas frescas e largas que cubram a maior área corporal.
C/ Inforpress