O economista cabo-verdiano e colunista do Jornal A Nação, João Serra, vai integrar a Comissão Científica da conferência “A Economia dos PALOP 50 Anos depois: Percursos, Mudanças e Desafios” promovida pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa, Portugal. O convite feito pela instituição fundamenta-se no percurso profissional do economista e a sua permanente produção de artigos científicos, nomeadamente, sobre a realidade cabo-verdiana, publicados no Jornal A Nação.
João Serra, ex-governador do Banco de Cabo Verde e reputado economista, publica regularmente artigos no semanário Jornal A Nação, cobrindo temas variados relacionados com as finanças públicas, as microempresas, a segurança social, entre outras matérias da economia cabo-verdiana.
No convite, além do percurso profissional de João Serra, o ISEG, a primeira escola de Economia e Gestão fundada em Portugal, escreve que o intuito é a comissão científica inclua “um conjunto de economistas de relevo” dos vários países africanos de língua oficial portuguesa.
Sobre João Serra
João António Pinto Coelho Serra nasceu em 25 de janeiro de 1961. Licenciado em Economia pela Escola Superior de Economia, na Alemanha, em 1987, doutorado em Economia pela mesma instituição de ensino, em 1991, e pós-graduado em Planeamento e Management nos Países em Vias de Desenvolvimento pela Universidade Técnica de Berlim, em 1992.
Foi Governador do Banco Central de Cabo Verde (BCV), Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, SA (2007 a 2014), Ministro das Finanças e do Planeamento (2004 a 2006), Secretário de Estado das Finanças (2003 a 2004), Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Previdência Social (2001 a 2003), Administrador não executivo da Caixa Económica de Cabo Verde (2001 a 2003) e Director Geral do Instituto do Emprego e Formação Profissional (1995 a 1998).
Trabalhou como profissional liberal prestou consultoria a diversas instituições nacionais e estrangeiras, nomeadamente ao Gabinete de Privatizações, à Cooperação Suíça, à Cooperação Austríaca, à Fundação Americana para o Desenvolvimento em África (ADF) e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), bem como, elaborado vários trabalhos relacionados com o sector empresarial, particularmente o das micro e pequenas empresas.
Tem vários artigos publicados em revistas especializadas e nos jornais, cobrindo temas variados relacionados com as finanças públicas, as microempresas, a segurança social, entre outras matérias da economia cabo-verdiana.