Francisco Carvalho, atual presidente da Câmara Municipal da Praia, anunciou hoje a sua candidatura à presidência do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). A decisão foi comunicada através de uma publicação nas redes sociais, onde expressou a sua ligação histórica ao partido e o compromisso com o futuro de Cabo Verde.
Na sua mensagem, Francisco Carvalho destacou a sua experiência como sociólogo, funcionário público e presidente reeleito da maior autarquia do país, sublinhando que a candidatura surge como um “dever de consciência” e um compromisso com uma gestão “inclusiva, participativa” e voltada para o progresso do país.
Gestão inclusiva
“Coloco-me como candidato à presidência do PAICV, por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos grandes ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro”, afirmou o autarca, que lidera o município da capital com um reforço de mais de 25 mil votos nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro de 2024.
No final da sua mensagem, Francisco Carvalho apelou ao apoio dos cabo-verdianos e militantes do PAICV, afirmando que “Cabo Verde precisa de todos” e que o futuro do país deve ser construído com mais oportunidades, equidade social e progresso para todos.
Conselho Nacional
O Conselho Nacional do PAICV reúne-se nos próximos dias 4 e 5 de Janeiro para agendar o Congresso que aprovará a estratégia para eleição do novo presidente do partido.
O anúncio de Francisco Carvalho surge num contexto de ascensão do PAICV no cenário político cabo-verdiano.
O partido conseguiu, nas últimas eleições autárquicas, reverter a hegemonia do Movimento pela Democracia (MpD), conquistando 15 dos 22 municípios do arquipélago e mantendo o controlo sobre a capital, Praia.
Geremias S. Furtado