PUB

Desporto

Corrida São Silvestre/São Vicente: Artur Silva e Marina Delgado vencem edição de 2024

Artur Silva, campeão da categoria sénior pela sétima vez consecutiva e Marina Delgado, uma adolescente de apenas 14 anos, são os grandes vencedores da edição de 2024 da tradicional corrida de São Silvestre em São Vicente. Notas ainda para Wiliam Sanches, que ficou em segundo lugar, após ter vencido a prova na Cidade da Praia no dia 29 de dezembro, e para João Fortes e Crisolita Rosdrigues, vencedores na categoria de veteranos, masculino e feminino, respectivamente.

Artur Silva, mindelense de 34 anos, dominou a concorrência e torna-se heptacampeão da corrida de São Silvestre na ilha do Porto Grande. O sanvicnetino também foi galardoado com o prémio “Atleta do Ano” pelas várias vitórias conseguidas neste ano de 2024.

Destaque também para a categoria de sénior feminino que foi ganho pela adolescente Marina Delgado, de apenas 14 anos, que no ano passado venceu a categoria de júnior e agora elevou o nível com a autorização dos pais.

Fruto do treinamento constante durante o ano

Em declarações à imprensa, Artur Silva assegurou que a prestação é fruto do treinamento que tem mantido constante durante o ano, tanto para participar em provas nacionais, como também no estrangeiro, onde também venceu algumas provas agora em 2024, ano da sua internacionalização.

A meta do atleta é agora reduzir cada vez mais o tempo de corrida no São Silvestre, que venceu este ano pelo tempo de 29 minutos e 50 segundos, e ainda ter a oportunidade de sair de Cabo Verde e ter melhores condições.

Já a adolescente de 14 anos campeã dos seniores, Marina Delgado, atleta da escola Jal Domus Nostra, assegurou ter treinado precisamente com essa finalidade de conseguir a vitória e quer empenhar-se para “conseguir mais e mais”.

Domínio de atletas de Santo Antão e descaso da autarquia sanvicentina

O presidente da Associação de Atletismo de São Vicente, Arlindo Fonseca, ressaltou a tradição desta prova existente há mais de 30 anos, “muito acarinhada” pela população, mas, ainda assim, com cada vez menos apoio de autoridades como a Câmara Municipal de São Vicente.

“Pedimos que, no próximo ano, quem de direito dê mais atenção à corrida de São Silvestre, que vamos tentar manter de pé”, apelou, prometendo fazer mais tentativas junto do autarca, Augusto Neves, para ver se haverá uma mudança de mentalidade.

“Só para ver, São Vicente é considerado uma ilha de campeões, mas hoje foi dominado por Santo Antão, que levou a maioria dos prémios”, justificou Arlindo Fonseca, que adiantou, lamentando que os montantes monetários dos prémios foram menores justamente por essa falta de patrocínios.

Conquista do pódio nas diferentes categorias

O sénior masculino teve como vencedor Artur Silva. William Santos, em segundo, e Ivan Rodrigues, em terceiro, completam o pódio. Em feminino, o pódio fez-se com Marina Delgado, primeiro lugar, Letícia Neves, em segundo, e Liliana Medina, em terceiro.

Nos juniores, em masculino, a vitória foi para Alerson Silva. Bruno Andrade e Ricardo Pinto ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. No feminino, Ester Neves ficou em primeiro, Eliane Vezo e Jennifer Fonseca ocuparam os seguintes lugares.

Na categoria de veteranos, o pódio masculino foi ocupado por João Fortes, primeiro lugar. Domingos Rodrigues e Flávio Andrade, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente. Em feminno, Crisolita Rodrigues, Jenifer Rodrigues e Lucibelle Duarte, ocuparam o pódio no 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

C/Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top