PUB

Política

Funcionários da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos sem receber salário do mês de Dezembro

Os 285 funcionários da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, ainda não receberam o salário do mês de Dezembro porque o presidente cessante, Carlos Vasconcelos, que perdeu as eleições autárquicas de 01 de Dezembro, preferiu atribuir a si e aos demais quatro eleitos cessantes o subsídio de reintegração em vez de pagar o salário aos funcionários.

“Encontramos uma câmara em que os funcionários ficaram sem possibilidade de receberem o seu salário [do mês de Dezembro], pois, o Fundo de Financiamento Municipal (FFM) foi depositado no dia 17 de Dezembro e já no dia 19 de Dezembro não tínhamos nada para o pagamento do salário”, explicou Euclides Cabral, autarca eleito pela lista do PAICV e que tomou posse a 19 de Dezembro.

Durante uma conferência de imprensa esta Terça-feira, 24 de Dezembro, o actual presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos prometeu que a sua equipa camarária “tudo fará” para encontrar uma solução para que os funcionários possam receber o salário atrasado de Dezembro antes do final do ano.

Conforme avançou o autarca, uma das vias para os funcionários receberem o salário de Dezembro o mais rápido possível, ou seja, antes do final do ano, passa pelo pedido de adiantamento do FFM. Uma. Outra possibilidade é através de descoberto nos bancos sendo que vai optar pela via que garantirá o pagamento do salário o mais rápido possível.

Subsídio de reintegração

Não obstante o subsídio de reintegração ser um direito dos eleitos cessantes, Euclides Cabral defendeu que a lei deveria salvaguardar também o direito dos funcionários da Câmara Municipal.

Nesse sentido, comprometeu-se em trabalhar com o Governo e os demais autarcas, através da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) para que esta lei seja revista de forma que a mesma não venha pôr em causa os direitos dos funcionários, nesta particular do município que dirige.

O novo Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, avançou durante a conferência de imprensa que o município recebeu 8.500 contos do FFM, no dia 17 do corrente mês, sendo que 5.800 contos foi para pagar aos cinco eleitos municipais, incluindo o presidente cessante, Carlos Vasconcelos, e o restante para pagamento de dívidas aos credores.

Refira-se que, à luz dos Estatutos dos Eleitos Municipais, os ex-autarcas devem receber o subsídio de reintegração até que sejam reintegrados na actividade que, anteriormente, exerciam ou arranjarem outro emprego.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top