O Centro de Conferências da Uni-CV acolhe hoje, 19, às 15h30, a conferência “O Acordo de Lisboa, o Contexto Político da Época e a Construção das Bases para um Cabo Verde Independente”. O evento contará com a participação do Comandante Pedro Pires e de Osvaldo Lopes da Silva, dois protagonistas do processo.
A conferência terá um painel com dois dos protagonistas do acordo, o Comandante Pedro Pires e Osvaldo Lopes da Silva.
Para destacar a importância histórica do documento, uma reprodução do Acordo de Lisboa estará exposta ao público, permitindo aos cabo-verdianos conhecerem mais sobre este marco fundamental na construção da Nação.
A conferência, recorde-se, está enquadrada nas celebrações dos 50 Anos do Acordo de Lisboa.
O evento é uma iniciativa da Presidência da República, em parceria com o Instituto Pedro Pires e a Universidade de Cabo Verde.
O Acordo de Lisboa
O Acordo de Lisboa, recorde-se, traduziu o reconhecimento das partes do direito de autodeterminação e independência do povo cabo-verdiano e viabilizou a formação de um governo de transição, incumbido de exercer a totalidade dos poderes legislativo e executivo, no território do arquipélago. Fixou, ainda, um esquema de operacionalização e o calendário do respetivo processo de descolonização.
Todo o processo veio a culminar com a proclamação da Independência Nacional, a 5 de julho de 1975, pela Assembleia Constituinte estabelecida, depois da realização das eleições para a Primeira Assembleia Nacional Constituinte (30 de junho de 1975), que viria a fixar o calendário para a realização da primeira sessão legislativa (4 de julho de 1975).
Uma reprodução do Acordo de Lisboa estará exposta no quadro das celebrações de 19 de dezembro, com o intuito de ampliar o seu conhecimento pelos cabo-verdianos e a sua valorização enquanto facto de extraordinária relevância da história contemporânea das Ilhas.