A artista sanvicentina Gabriela Mendes apresenta o álbum “Coração di Mundo” hoje, às 19h, no Centro Cultural Português, na cidade da Praia. “Coração di Mundo” é um álbum tradicional com morna, coladeira, galope, batuque e sanjon. A entrada é livre mediante reserva de bilhete.
Segundo a artista, “Coração di Mundo” é um álbum de músicas tradicionais de vários compositores cabo-verdianos, entre eles, Amândio Cabral, Teófilo Chantre, Kim Alves, José Marques e Tibau Tavares.
Inclusive a coladeira que dá nome ao álbum foi escrita por um dos compositores favoritos da artista, Tibau Tavares.
Riqueza da música tradicional
O álbum reflecte tanto a riqueza da tradição musical de Cabo Verde quanto a sua evolução ao longo do tempo, garante a artista.
O álbum, continua Gabriela Mendes, traz um olhar contemporâneo sobre a realidade cabo-verdiana, destacando a diversidade sonora das ilhas e a resiliência do seu povo, “sendo um retrato musical da identidade e do espírito cabo-verdianos”.
Com uma carreira de mais de 25 anos, Gabriela diz que continua a defender que a música tradicional de Cabo Verde deve ocupar mais espaço nos palcos nacionais e internacionais, sobretudo a nível dos festivais.
A gravação do álbum “Coração di Mundo” foi um dos resultados do projeto “Música Gera Cultura, Música Gera Economia”, financiado pelo PROCULTURA no âmbito da promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor Leste financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.