PUB

Política

Relembrar Cabral com saudades do futuro

Para o ex-governante, diplomata e combatente, Carlos Reis, a publicação do livro, Da Luta pela Independência de Cabo Verde às Saudades do Futuro, tem o objectivo essencial, “combater a ‘santa ignorância’ que passa por alguns ao quererem desligar o nome de Amílcar Cabral da independência de Cabo Verde, e só por má fé assumida, procuram querer fazer esse corte”.

Grande parte do livro, dos seus vários capítulos, são textos, intervenções do autor, dedicados à figura do fundador e líder do PAIGC, dado à estampa neste que é o ano do seu centenário. Um momento, para Carlos Reis, muito apropriado.

“As comemorações do centenário deram um contributo muito grande para que se visse a grandeza de Cabral, para que se pudesse perceber que ele tem uma projecção no mundo que nenhuma figura cabo-verdiana ou ligada a Cabo Verde até hoje teve e tão depressa não aparecerá um conterrâneo nosso que desperte um debate tão animado”, salienta.

Ministro da Educação nos primeiros anos da independência e embaixador de Cabo Verde em Lisboa, membro fundador da Associação dos Combatentes pela Liberdade da Pátria, o livro a ser lançado estes dias é o contributo de Carlos Reis para que a memória de Cabral não se dilua nos novos tempos e na “reinterpretação da história”.

“Amílcar Cabral escreveu e disse que possivelmente poderia ficar pelo caminho, nesPUB te processo, e não se importou com isso; aliás, fez tudo para criar condições para que as gerações futuras pudessem usufruir através das suas acções, dando voz não só a africanos, mas a milhões de pessoas”.

Quanto à figura, que ganha contornos míticos, num país pequeno e pouco dado à celebração de heróis, ao longo da sua história, o autor é peremptório: “Cabral é grande, mas não é grande de mais.”

O autor apela a uma “visão ampla da luta e não deixar Cabral isolado no seu tempo, mas trazê-lo para o nosso tempo. Cabral é hoje mais conhecido do que era há alguns anos, por razões que têm que ver como a sua vida foi divulgada, o seu pensamento, a sua contribuição prática e teórica”.

Carlos Reis é ainda autor do livro “A Educação em Cabo Verde: Um outro Olhar” e de vários artigos sobre cultura, cidadania, Amílcar Cabral e a luta pela independência nacional. O livro, Da Luta pela Independência de Cabo Verde às Saudades do Futuro, é uma publicação da Rosa de Porcelana e será lançado na Presidência da República, no dia 11, e no Mindelo, na Universidade Lusófona, a 13 de Dezembro.

Joaquim Arena

Publicado na Edição 901 do Jornal A Nação, de 05 de Dezembro de 2024

PUB

PUB

PUB

To Top