PUB

Santiago

Funeral de “Nônô di Bulimundo” é este sábado em São Domingos

Acontece este sábado, às 15h, na Igreja de São Domingos, interior de Santiago, o funeral de António Inácio da Silveira, conhecido como Nônô di Bulimundo. Saxofonista renomado, empresário e visionário, faleceu no dia 28 de novembro, em Portugal, vítima de doença. Nônô marcou a cultura e a economia cabo-verdiana, especialmente na música tradicional, com o grupo Bulimundo, e no setor agropecuário, sendo fundador da Upranimal – Rações de Cabo Verde. 

Segundo comunicado divulgado pela Upranimalo corpo será recebido em Cabo Verde hoje, sexta-feira, 6, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na capital, pelas 17h40, em um voo dos TACV.

O cortejo seguirá para o Salão Paroquial de São Domingos, onde familiares, amigos e admiradores poderão prestar as últimas homenagens.

Homenagem dos Bulimundo

Através de uma postagem nas redes sociais, o emblemático grupo Bulimundo, da qual Nônô fez parte desde sua fundação, sendo inclusive um dos fundadores, convocou todos os músicos e amantes da música que se juntem ao cortejo e “que tragam os seus instrumentos musicais para juntos acompanharmos Nonô”, da igreja de Município de São Domingos até ao cemitério.

Nônô residia em São Domingos desde os anos 70. Membro fundador do grupo “Os Camponeses” e, posteriormente, do emblemático Bulimundo, foi o único integrante da banda desde a sua criação.

Referência 

Para Paulo Varela, amigo, “assim se cala o saxofone que tantas alegrias trouxe às ilhas… e o sopro dos Bulimundo se junta às estrelas da nossa cultura”.

Homem de espírito empreendedor, Nônô fundou a fábrica de rações Upranimal, tornando-se uma referência no setor agropecuário.

A autarquia de São Domingos destacou a importância de Nônô para a zona de Variante e para São Domingos, em nota de pesar, descrevendo-o como “homem versátil e pró-ativo, que alimentou muitas paixões”, “um parceiro de excelência” e “um homem de coração grande, sensível e aberto às causas do desenvolvimento social”.

Já Joaquim Borges Leal, também amigo e admirado de Nônô, em homenagem, escreveu:

“Da boita mundu ta spadja nôs kultura, muda stilu, muda tudu, menus postura. Diskansa en pás, nha amigu i kontirániu.”

Nônô deixa um exemplo de simplicidade, generosidade e devoção à música e ao progresso de Cabo Verde.

Programa fúnebre

06/12/24 – 19h: Cortejo do aeroporto para o Salão Paroquial de São Domingos.

06/12/24 – 20h a 07/12/24, 14h: Velório com receção de condolências no salão paroquial.

07/12/24 – 09h às 14h: Cerimónias de homenagem pelas autoridades, amigos e grupos musicais.

07/12/24 – 14h: Missa de corpo presente na Igreja de São Domingos.

07/12/24 – 15h às 17h: Cortejo fúnebre para o Cemitério de São Domingos.

PUB

PUB

PUB

To Top