Há 27 anos, Maria Conceição da Veiga Silva, mais conhecida por “Djudju”, transformou um sonho em realidade ao fundar o Forno Gostoso, um empreendimento em Ribeirão Chiqueiro, concelho de S. Domingos, especializado na produção de bolos de mel, bolos secos e outras variedades. Mais do que um negócio, o Forno Gostoso visa apoiar mães solteiras, que compõem a totalidade das suas sete funcionárias.
Maria Conceição começou o negócio com o apoio de uma sobrinha, que também se destacou na área e, hoje, possui o seu próprio empreendimento. Ao longo dos anos, o Forno Gostoso expandiu suas operações, distribuindo bolos para várias lojas de referência na Praia.
Sónia Pereira, que há quase seis anos trabalha no Forno Gostoso, considera o emprego uma oportunidade para melhorar a sua vida. “A proximidade do trabalho é uma grande vantagem, pois reduz os gastos com transporte. O ambiente aqui também torna tudo mais leve e produtivo”, explica.
Confiança na equipa
Maria Conceição explica que um dos segredos do sucesso do Forno Gostoso é a confiança que deposita na sua equipa. “Fiz algumas viagens, mas confio nelas. Elas ficam e, junto com as minhas filhas, gerem tudo. Sem confiança, um negócio não prospera”, afirma.
O percurso de Maria Conceição não está isento de dificuldades. A concorrência crescente e o aumento constante dos preços dos produtos são desafios diários que exigem estratégias.
“Os desafios não param, mas, dentre eles, tenho de fazer o exercício de ajustar os preços com a subida dos custos de produção, levando em conta também o preço justo para as pessoas que compram. É um equilíbrio delicado, mas necessário”, afirma.
Emprego a mulheres
O Forno Gostoso oferece emprego a mulheres em situação de vulnerabilidade. Com isto Maria Conceição promove a independência financeira e autoestima entre as suas funcionárias.
Com novos projectos em vista, o impacto do Forno Gostoso na comunidade de Ribeirão Chiqueiro promete crescer ainda mais, reafirmando o poder de um negócio baseado em confiança, inovação e empatia.
Elisa Moniz (Estagiária)