Realiza-se de 9 a 12 de dezembro nas instalações da escola Condução Morais & Graça em São Vicente, a primeira Jornada de Condução Defensiva, com módulos dedicados à legislação no trânsito, condução defensiva, primeiros socorros e cidadania e trânsito. A jornada acontece das 19h às 20h30.
Segundo a escola de condução sanvicentina, a jornada tem como objectivo sensibilizar condutores para a necessidade de uma condução defensiva e preventiva, “ajudando a prevenir acidentes e promovendo um trânsito mais seguro”.
Durante os quatro módulos serão abordados temas como penalidades, infrações no trânsito, técnicas de condução segura e económica, primeiros socorros e a reciclagem de condutores em relação ao Código de Estrada de Cabo Verde.
O primeiro módulo tem como oradores Nedson Maurício, delegado da Direção Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR) de São Vicente e o segundo Sub-Chefe da Polícia de Trânsito de São Vicente, Ivo Delgado.
No módulo da condução defensiva, os oradores serão o Engenheiro mecânico e instrutor Leopoldino e o também instrutor Odair Gomes.
Já nos primeiros socorros serão os bombeiros Rivolino Graça e Vlademiro Lima.
No último módulo, dedicado à cidadania e trânsito, os oradores serão Orlando Lima, jornalista da Rádio de Cabo Verde e Anildo Dias, Cabo Principal das Forças Armadas e instrutor de condução.
Participam da jornada a Direção Geral dos Transportes Rodoviários e a Polícia Nacional, que é organizada pela Escola de Condução Morais & Graça.