DESTAQUES
Eleições autárquicas
Resultados negativos podem tramar lideranças partidárias
O futuro das lideranças partidárias poderá ser decidido no próximo domingo, em função dos resultados eleitorais. O presidente do MpD e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, estabeleceu como meta ganhar a Câmara da Praia “custe o que custar”, enquanto o líder do PAICV, Rui Semedo, propôs ganhar 12 das 22 Câmaras. Enquanto isso, Janira Hopffer Almada, continua à espreita.
Eleições autárquicas
Tribunal “força” voto antecipado de Jorge Carlos Fonseca
O presidente substituto da Câmara Municipal da Praia, Fernando Pinto, foi obrigado pelo Tribunal da Praia a aceitar o pedido de voto antecipado do cidadão Jorge Carlos Fonseca, que alegou estar ausente do país, em missão de serviço, no dia da votação para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro. O artigo 213º do Código Eleitoral é claro em relação àqueles que têm direito a voto antecipado e não contempla em ex-Presidentes da República, mas, mesmo assim, o juiz Filomeno Afonso entendeu o contrário.
Autárquicas de 1 de Dezembro
Coimas a partir de 250 contos por propaganda patrocinada nas redes sociais
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) instaurou esta semana processos por contraordenação eleitoral às candidaturas com postagens patrocinadas nas redes sociais. Este regulador vai agora ouvir as candidaturas visadas para analisar e concluir se há coimas aplicar. As mesmas poderão ser punidas com multas que variam entre os 250 mil e 2 milhões e 500 mil escudos.
Pedro Matos, professor universitário e analista político
A ilusão do papel dos jovens no jogo político
Apesar do discurso recorrente de que os jovens não se interessam por política, são vários os jovens nas listas às autárquicas de domingo, 01 de Dezembro, dos diferentes partidos políticos. Numa entrevista franca ao A NAÇÃO, o analista Pedro Matos alerta que se estão a criar falsas expectativas nos jovens em como podem mudar o ‘modus operandi’ de se fazer política, quando na verdade não são eles que controlam os partidos e os seus recursos. Como diz, os jovens fazem parte do jogo, mas também buscam a “sobrevivência”, quando se aliam a um partido.
A aventura cabo-verdiana no Havai
Vieram da Brava, Fogo, Boa Vista e São Nicolau para o Havai, arquipélago isolado do Pacífico, em 1820, como tripulantes dos baleeiros de Nantucket, da costa leste dos Estados Unidos. Casaram com havaianas e estabeleceram-se na agricultura, nos serviços e gerindo das casas comerciais de maior prestígio, sobretudo na ilha de O’ahu. Foram os primeiros a chegar ao Havai. Mas da cultura crioula, já pouco ou nada resta. O tempo encarregou-se de a diluir na cultura e nas tradições havaianas.
Morreu o combatente Júlio Carvalho
Morreu na terça-feira, na cidade da Praia, o combatente da liberdade da pátria Júlio de Carvalho, vítima de doença prolongada. Natural de São Vicente, tinha 81 anos. Foi comandante destacado do PAIGC na guerrilha na Guiné-Bissau; em Cabo Verde, foi ministro do Interior e depois da Defesa e Segurança, na década de 1980.