PUB

Política

Campanha Somos Todos Iguais, para a promoção da equidade do género, lançada hoje na Praia

A campanha #SomosTodosIguais, liderada pela Primeira Dama de Cabo Verde, Débora Katísa Carvalho, será lançada em Cabo Verde hoje, quinta-feira, 28 de novembro, às 9h, no Hotel Oásis Atlântico Praiamar, na Cidade da Praia. Com o lema “Família – Berço”, a ação em Cabo Verde destaca a importância da família na formação de valores de igualdade e respeito mútuo.

A campanha, segundo nota da Presidência da República, é promovida pela Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD). A iniciativa pretende combater desigualdades de género no continente africano, abordando questões como saúde, educação, empoderamento económico e prevenção da violência baseada no género.

O lançamento será presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.

Atenção especial aos rapazes

A campanha, cita a mesma fonte, dará especial atenção à educação de rapazes, incentivando uma “masculinidade positiva” que rejeite a violência e os estereótipos de género, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A campanha busca, igualmente, estimular o diálogo sobre o papel da família na promoção da igualdade de género, sensibilizar a sociedade sobre a educação equitativa de rapazes e meninas, e impulsionar ações concretas contra estereótipos de género e violência.

“Precisamos construir um futuro onde os valores de igualdade, respeito e empatia sejam promovidos desde a infância”, destacou a Primeira Dama, sublinhando que a iniciativa convida toda a sociedade a se engajar na transformação de Cabo Verde em um modelo de justiça social e equidade de género.

Dados

Dados recentes, salientados pela Presidência da República, mostram que 72,4% dos jovens que abandonam o ensino secundário são rapazes, “evidenciando a necessidade de reforçar programas educativos e de apoio social”.

Além disso, segundo o Afrobarometer de 2023, 50% dos cabo-verdianos apontam a violência baseada no género como uma das maiores preocupações relativas aos direitos das mulheres, reforçando a urgência de mudanças estruturais.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top