PUB

Economia

EDEC anuncia mais 4.000 luminárias LED na iluminação pública em todo o arquipélago

A Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde (EDEC) anunciou que serão instaladas mais quatro mil luminárias LED em todo o território nacional, dando assim continuidade ao projeto de melhoria da iluminação pública no arquipélago. Juntando às 4.000 luminárias LED, que serão instaladas em diversas localidades do país, somam-se as 12 mil já implementadas nas cidades da Praia e Santa Maria.

O projeto, que tem um custo total de 27.442.035 escudos cabo-verdianos (ECV), está dividido em três componentes principais, o projeto Brava 100% LED, o reforço de iluminação LED nas Regiões Norte e Sul de Cabo Verde e a iluminação 100% LED em Mangui e Tchon Bom, em Tarrafal de Santiago.

Projeto Brava 100% LED

A Ilha Brava será a primeira no arquipélago a ter toda a sua iluminação pública modernizada com 1.100 luminárias LED. O objectivo é tornar a ilha de Eugénio Tavares uma “ilha 100% sustentável” e será também a primeira ilha com 100% de iluminação pública LED.

Segundo a EDEC, esta componente terá um custo total 7.075.650 ECV (sete milhões, setenta e cinco mil, seiscentos e cinquenta).

Iluminação 100% LED em Mangui e Tchon Bom, Tarrafal de Santiago

Outra componente do projeto é a iluminação LED, também a 100%, de Mangui e Tchon Bom. De acordo com a mesma fonte, Mangui terá 728 luminárias e Tchon Bom, 490, tornando Mangui uma “cidade turística com 100% de iluminação pública LED”.

Nestas localidades o custo do investimento será de 7.947.650 ECV (sete milhões, novecentos e quarenta e sete mil, seiscentos e cinquenta), segundo números avançados pela Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde.

Reforço de iluminação LED nas Regiões Norte e Sul

Para o restante do arquipélago, em áreas estratégicas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Santiago e Fogo, a EDEC projeta que serão instaladas 1.682 luminárias LED, com um custo de 12.418.735 ECV (doze milhões, quatrocentos e dezoito mil, setecentos e trinta e cinco).

“Este projeto trará benefícios concretos e mensuráveis: redução de 60% no consumo de energia, equivalente a 613.200 kWh/ano. Diminuição de emissões de CO₂ em 329 toneladas por ano. Benefícios económicos anuais de 3.263 mil escudos cabo-verdianos pela redução de emissões”, sublinha a empresa.

Além de contribuir para um “ambiente mais sustentável”, a EDEC afirma que a melhoria da iluminação pública promove “maior segurança, bem-estar e valorização das localidades”.

Fotos Facebook @ EDEC

PUB

PUB

PUB

To Top