PUB

Sociedade

Aplicação para combater a violência de género, lançada em Cabo Verde

Segundo a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), a aplicação, já presente em 17 países e disponível em 4 idiomas (português, inglês, francês e espanhol), é uma ferramenta prática, segura e acessível para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, com alertas SOS em tempo real, mapeamento de serviços de apoio, e conexão com redes de solidariedade feminina, promovendo um apoio mútuo entre utilizadoras.

A introdução da aplicação “The Sorority” em Cabo Verde é, para a ACLCVBG, um “passo histórico na proteção de mulheres e meninas” e mostra-se como uma “ferramenta prática, segura e acessível” para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade e para facilitar a comunicação, reforçar redes de solidariedade e aumentar a eficácia na resposta a emergências.

Alertas em tempo real e redes de apoio

A nova tecnologia tem a capacidade de emitir alertas SOS em tempo real, que permitem acionar contactos de confiança com apenas um clique, mapeamento de serviços de apoio, como delegacias, hospitais e centros de acolhimento e conexão com redes de solidariedade feminina, promovendo um apoio mútuo entre as utilizadoras.

Nova era na luta contra a VBG

“Estamos a inaugurar uma nova era na luta contra a violência baseada no género em Cabo Verde. A The Sorority simboliza não apenas uma solução tecnológica, mas um compromisso coletivo em transformar o modo como as mulheres acedem à proteção e ao apoio em Cabo Verde”, afirmou Vicenta Fernandes, presidente da ACLCVBG.

De realçar que a tecnologia já foi apresentada a instituições como a Polícia Judiciária, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e mais recentemente à Polícia Nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top