AÚNINCIO VFS GLOBAL – ATUALIZAÇÃO SOBRE AGENDAMENTO DE VISTO DE RESIDÊNCIA
A VFS Global partilha uma atualização importante sobre o agendamento de pedidos de visto de residência, estada temporária e procura de trabalho em Portugal
- Foi introduzido a partir de 2023 um novo Sistema de Agendamento com Verificação Facial para garantir que os agendamentos são feitos pelos próprios requerentes de visto.
- Os agendamentos são gratuitos e estão disponíveis em: https://visa.vfsglobal.com/cpv/en/prt
- O pagamento online de uma taxa de serviço de 4440 CVE faz parte da confirmação do agendamento. O pagamento antecipado da taxa de serviço não representa um custo adicional para o requerente.
Com as recentes mudanças introduzidas pelo Acordo de Mobilidade da CPLP, o número de pedidos de visto de residência, estada temporária e procura de trabalho em Portugal aumentou de forma muito significativa. O aumento da procura de vistos levou ao surgimento de burlões que se fazem passar por funcionários ou associados da VFS Global e intermediários que prometem agendamentos antecipados por um custo adicional.
Para evitar essas situações, a VFS Global cooperou estreitamente com as autoridades portuguesas para implementar o Sistema de Agendamento com Verificação Facial, procurando assim assegurar que o agendamento é feito pelos próprios requerentes.
O Sistema de Agendamento com Verificação Facial é obrigatório para todos os requerentes de vistos de residência, estada temporária e procura de trabalho em Portugal (exceto menores de 12 anos).
Eis os passos a seguir com o novo Sistema de Agendamento com Reconhecimento Facial:
PASSO 1: aceder a https://visa.vfsglobal.com/cpv/en/prt para efetuar o seu registo e inserir os dados necessários;
PASSO 2: digitalizar a folha biográfica do seu passaporte, seguido da verificação facial utilizando a câmara do seu computador ou telemóvel;
PASSO 3: uma vez concluída a etapa de verificação por OTP, selecionar a data de agendamento desejada;
PASSO 4: a confirmação do agendamento será enviada para o e-mail registado e poderá ser usada como comprovativo aquando da visita ao nosso Centro.
Os requerentes devem ter o passaporte disponível durante o agendamento para assegurar a correspondência da sua biometria com a fotografia da página biográfica do passaporte, como parte do processo de verificação.
Comentando sobre este novo desenvolvimento, Alok Singhal, Chefe zona da África Subsaariana, VFS Global, afirmou: “É importante que os requerentes tenham em mente que as vagas para agendamento são disponibilizadas online com base no volume de procura ou previsão e em conjunto com o planeamento interno de capacidade do Posto Consular. Uma vez feito o agendamento, recomendamos que estejam no Centro apenas 15 minutos antes do horário marcado, evitando filas e acumulações de pessoas. Aconselhamos fortemente todos os requerentes a terem cuidado com intermediários e entidades fraudulentas que prometem, falsamente, marcações antecipadas a troco de pagamento. Estou confiante de que esta nova medida garantirá que as vagas de agendamento serão conseguidas por requerentes genuínos que procuram viajar para Portugal a partir de Cabo Verde.”
Recorda-se ainda que os agendamentos são abertos todos os dias úteis, às 15h00.
Sobre a VFS Global
Sendo o principal especialista mundial em serviços de outsourcing e tecnologia, a VFS Global adota a inovação tecnológica, incluindo IA Generativa, para apoiar governos e missões diplomáticas em todo o mundo. A empresa gere tarefas administrativas e não decisórias relacionadas com pedidos de visto, passaporte e serviços consulares para os Estados seus clientes, aumentando a produtividade e permitindo que estes se concentrem inteiramente na tarefa crítica de avaliação.
Com uma abordagem responsável ao desenvolvimento, adoção e integração de tecnologia, a empresa prioriza práticas éticas e sustentabilidade, ao mesmo tempo que atua como parceira de confiança de 69 governos clientes. Operando mais de 3.400 Centros de Solicitação em 153 países, a VFS Global já processou de forma eficiente mais de 297 milhões de pedidos desde 2001.
Com sede em Zurique e maioritariamente detida através de fundos de investimento geridos pela Blackstone Inc., juntamente com a Fundação suíça Kuoni e Hugentobler e a EQT, a VFS Global está comprometida em criar valor para todas as partes interessadas e liderar soluções inovadoras e responsáveis, tornando os serviços governamentais mais eficazes e eficientes.
Contacto para Imprensa
George Cherian
georgec@vfsglobal.com
communications@vfsglobal.com