A delegação cabo-verdiana é composta por 12 militares, sendo um chefe de missão, três treinadores e oito atletas nas modalidades de atletismo, boxe e judo. Os jogos decorrem de 18 a 30 de Novembro em Abuja, Nigéria.
O director de Instrução do Comando do Pessoal das Forças Armadas, major Isaias Brito, que lidera a comitiva, disse estar confiante de que a instituição vai conquistar medalhas nos jogos militares africanos e garantiu que os preparativos decorreram da melhor forma possível nas três regiões militares, nas categorias de atletismo, boxe e judo, na quela que é a primeira participação das Forças Armadas na segunda edição dos jogos militares africanos.
“A perspectiva é fazer uma boa representação de Cabo Verde, fazer uma competição saudável e, quem sabe, trazer uma medalha para o país, porque nós fizemos uma boa preparação para competirmos. E vamos competir com esperança de ganharmos mesmo medalha nesta que vai ser a nossa primeira participação neste evento”, destacou citado pela agência nacional de notícias.
Selecção dos atletas
Conforme avançou aquele responsável, os atletas foram escolhidos de acordo com os resultados obtidos durante o primeiro campeonato nacional realizado no passado mês de Setembro, nas modalidades de atletismo, boxe e judo, salientando que na comitiva encontram-se atletas com alguma experiência, tendo já participado em jogos militares e jogos olímpicos.
“É com grande orgulho e satisfação mesmo, que as Forças Armadas vão participar nos jogos militares africanos, em que vão estar presentes atletas de vários países e de várias modalidades”.
Recebidos pelo CEMFA
De destacar que na sexta-feira, a comitiva que vai representar o país foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
Durante a visita, o CEMFA destacou a importância do desporto como um pilar essencial no desenvolvimento das Forças Armadas, enfatizando a dinâmica crescente da prática desportiva na instituição.
Felicitou os atletas pela conquista no Campeonato Nacional Militar, realizado em setembro sob o lema “Unidos, na Promoção da Saúde Mental através do Desporto”, que os habilitou a representar as Forças Armadas nas modalidades de Boxe, Judo e Atletismo na II edição dos Jogos Militares Africanos.
O CEMFA dirigiu palavras de incentivo à delegação, desejando-lhes sucessos e uma competição pautada pelo fair play, exortando-os a elevarem o nome das Forças Armadas e de Cabo Verde no cenário internacional.