DESTAQUES
O estado da (in)justiça em Cabo Verde
Prescrições, uma forma defraudar a sociedade e auto-consolar o sistema judicial
Fala-se muito da morosidade da justiça, mas quase nada dos processos prescritos, ficando-se por saber quantos os casos que morreram de “morte natural” e quantos de “morte matada”. Isto porque o número de prescrições passa à margem dos relatórios dos Conselhos Superiores de Magistratura Judicial e do Ministério Público, que normalmente privilegiam cifras e percentagens, nos seus balanços anuais. Uma forma, no fundo, de burlar e consolar a sociedade e o próprio sistema judicial.
Eleições autárquicas
Candidatura de Samilo Moreira à Câmara da Praia foi chumbada
A candidatura do Grupo de Cidadãos Independente “SM – Sociedade em Movimento”, à Câmara Municipal da Praia (CMP), liderado por Samilo Moreira, foi rejeitada pelo Tribunal da Comarca da Praia. O recurso do antigo vereador da CMP, que se incompatibilizou com Francisco Carvalho, foi declarado improcedente pelo Tribunal Constitucional.
Eleições Estados Unidos
Trump promete ‘era dourada’ para a América
Donald Trump regressa à Casa Branca, oito anos depois, como o 47º presidente dos Estados Unidos da América, após uma expressiva vitória nas eleições desta terça-feira. Com a maioria conquistada também no Congresso (Casa dos Representantes e Senado) e o controlo do Supremo Tribunal Federal, para alguns analistas, Trump tem agora a via aberta para uma presidência ‘imperial’, pelo menos até às eleições intercalares de 2026.
Direito de Resposta
INE e os números da pobreza
Praia
Mãe acusada de homicídio agravado após filho ser encontrado morto em casa
O Ministério Público (MP) acusou esta semana uma mulher por homicídio agravado com dolo eventual, após o filho, Kaíque, de apenas dois anos, ter sido encontrado morto, em Abril, na localidade da Várzea, Praia. Segundo a acusação, a mãe, a jovem Veronique Semedo, teria deixado a criança sozinha em casa enquanto passava a noite fora.
Mindelact de 1 a 9 de Novembro
30 anos de resiliência e teimosia
O Mindelact, festival internacional de teatro do Mindelo, festeja três décadas de existência. Resiliência e teimosia para fazer vingar as artes cénicas, na certeza que existe um antes e um depois do festival para o teatro nacional e no contexto da África lusófona.