PUB

Boa Vista

Boa Vista: Operadores turísticos capacitados em prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

A ilha da Boa Vista está a receber, de 22 a 25 de outubro, uma formação direcionada aos operadores turísticos, com o objetivo de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no contexto do turismo. A capacitação, promovida pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), busca sensibilizar e orientar os profissionais do turismo para que reconheçam e saibam agir em situações de exploração sexual.

Durante os quatro dias de formação, de acordo com o ICCA, será dado destaque à importância do comprometimento ético das empresas turísticas, seus funcionários e colaboradores, para que a atividade turística “não seja utilizada como meio para a prática de crimes”.

Entre os temas abordados, os participantes vão adquirir conhecimentos sobre os direitos das crianças e adolescentes em Cabo Verde, reconhecer a exploração sexual como um crime grave e aprender como identificar e agir em casos suspeitos.

A capacitação também reforça, de acordo com a mesma fonte, o papel dos operadores turísticos como agentes de proteção, que devem adotar práticas preventivas e denunciar situações de abuso.

Formação para forças de segurança

Paralelamente à capacitação dos operadores turísticos, nos dias 23 e 24 de outubro, será realizada uma ação direcionada às forças de segurança, como a Polícia Nacional, Polícia Judiciária e Polícia Fiscal.

O objetivo é capacitar os agentes para agir de forma eficaz no combate à violência sexual contra menores, ampliando a rede de proteção no país.

Em 2024, segundo o ICCA, a ilha da Boa Vista já registou cinco casos confirmados de violência sexual contra crianças e adolescentes, “o que reforça a urgência de medidas preventivas e ações coordenadas para proteger os mais vulneráveis”.

A ação é promovida pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e o UNICEF, em parceria com o Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV), no âmbito do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (2022-2024).

PUB

PUB

PUB

To Top